Jorge Solla defende votação de PEC que permitirá “aumento significativo” no orçamento da Saúde

jorgesollaGustavo

O deputado Jorge Solla (PT-BA) defendeu em pronunciamento no plenário a aprovação do segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC 01/15), que eleva gradualmente o orçamento da saúde para 19,4% da receita corrente líquida ao final de sete anos.

“Cumprida essa fórmula, em 2023, teremos um orçamento para a saúde 50% maior do que o atual. É o avanço mais significativo em décadas de batalha contra o subfinanciamento do setor. Espero que esta PEC seja aprovada nesta semana em que comemoramos, no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde.  Esse projeto vem ao encontro da proposta trabalhada pela sociedade no Saúde Mais 10. Nós o ajustamos, este ano, na Comissão Especial, o que permitiu um raro acordo entre governo e oposição. Neste ano de 2016, pelo acordo firmado, estaremos com 14,8% de orçamento para a saúde”, explicou o petista.

Ainda de acordo com Jorge Solla, a proposta vai reforçar significativamente os investimentos do setor da saúde. “Com certeza não é suficiente para resolver todos os problemas da saúde,  mas vai reforçar ainda mais o orçamento que de 2013 até 2014 teve um aumento, ganho real, de 60%, nos governos Lula e Dilma. Para além do acesso universal, precisamos crescer os gastos para garantir e ajudar a superar a crise econômica. E, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, mais 1% que aumente no PIB em gastos com saúde pública elevaria a renda das famílias em 1,44% e o PIB em 1,7%”, ressaltou.

Geração de emprego –Jorge Solla lembrou que o setor da saúde gerou quase 50 mil novas vagas de emprego no último ano. “Num momento de recessão e de aumento de desemprego nos últimos 12 meses o setor saúde gerou 48 mil novas vagas de emprego, um crescimento de 2,5%, o maior do País, ante uma redução global de 4,1%. O agronegócio, que é tão propalado que está crescendo, só gerou 10 mil novos postos de trabalho; a saúde, quase 50 mil novos postos de trabalho”, disse.

Críticas – O deputado criticou o projeto “Ponte para o Futuro” apresentado pelo vice-presidente Michel Temer e que, de acordo com o parlamentar petista, é uma tentativa de assumir a presidência de forma golpista. “Esse projeto, que visa de forma golpista assumir a Presidência da República sem voto,  propõe entregar o pré-sal, retomar a era das privatizações, inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida e o PROUNI. E mais: propõe acabar o carimbo das verbas para educação e para a saúde no Brasil. O que o Vice-Presidente Michel Temer promete é exatamente o oposto da PEC 01/15, da saúde. Enquanto existe esta luta para aumentar os recursos para a saúde, ele (Michel Temer) negocia com a FIESP, negocia com os industriários, negocia com os empresários, negocia com os banqueiros, para dar o golpe e acabar a vinculação dos recursos para a saúde e educação”, desabafou o petista.

Jorge Solla classificou como erro fatal a tentativa do PMDB de transformar o processo de impeachment numa eleição indireta. “E sem voto e sem povo, com propostas de repartição de Ministérios, com propostas conservadoras e, mais ainda, atrasadas,  que vão tirar direito dos trabalhadores, que vão tirar a capacidade de políticas públicas deste País.  A população já percebeu o golpe. A população não vai permitir que isso aconteça”, ressaltou.

Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex