Joaquim Nabuco é homenageado e lembrado pelos ideais libertários

sessaosolene_joaquimnabucoJornalista, escritor, diplomata e deputado. Joaquim Nabuco, pernambucano, nascido em 1849 e morto em 1910, foi homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados pelo centenário de sua morte.

Defensor da reforma agrária e da libertação dos escravos, Nabuco se destacou ao lutar pelo direito à terra, à educação, à liberdade e por uma sociedade justa e democrática. Deputados, amigos e familiares de Joaquim Nabuco participaram da homenagem ocorrida na manhã desta terça-feira (9), na Câmara.

O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), presente à homenagem, disse que, ao seu tempo, Joaquim Nabuco conseguiu imprimir um debate, uma agenda política para elevar o Brasil à condição de Nação.

“Joaquim Nabuco foi um dos fundadores da moderna diplomacia brasileira, da inserção internacional do país, da ocupação de um espaço desta Nação frente à construção das democracias e das repúblicas do nosso continente”, disse.

Segundo Fernando Ferro, Nabuco colocou na agenda nacional temas como a reforma agrária, tabus que até hoje estão a merecer um tratamento definitivo. “Colocou para o nosso país o debate sobre a nossa expressão internacional, o reconhecimento e a necessidade de construir, no conjunto das nações, um papel para este país continente”.

Para o líder do PT, a homenagem é elemento de impulso e de animação para todos que fazemo Brasil de hoje. “Para nos espelharmos na experiência, na construção, na sugestão e no brilho intelectual e político de Joaquim Nabuco”.

Para o deputado Maurício Rands (PT-PE), um dos proponentes da homenagem e que presidiu a sessão, a contribuição de Joaquim Nabuco nas letras e na área política foi essencial para acabar com a abolição da escravatura no Brasil. “Joaquim Nabuco foi um reformador social, muito além de um abolicionista, um defensor da reforma agrária. Ele tinha um projeto de futuro para o Brasil e acreditava que só com a libertação do povo negro o país poderia se tornar digno de uma democracia”, destacou Rands.

José Tomaz Nabuco Filho, neto de Joaquim Nabuco , falou em nome da família na solenidade. Agradeceu a homenagem e citou a alegria do avô ao receber a notícia da libertação dos escravos em 13 de maio de 1888.
A sessão solene integra o conjunto de iniciativas públicas e privadas que homenageiam o diplomata ao longo de 2010, instituído pelo Congresso Nacional como Ano Nacional Joaquim Nabuco.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100