Joaquim Cardozo, engenheiro calculista de Brasília, recebe homenagens

cardozoAo presidir nesta quinta-feira (8), na Câmara, a mesa de abertura do Seminário Joaquim Cardozo, a arquitetura e a engenharia, o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE) parabenizou a iniciativa da Casa que prestou homenagens ao engenheiro pernambucano Joaquim Cardozo, responsável pelo cálculo estrutural de obras representativas da arquitetura de Brasília, dentre elas, o Congresso Nacional.

 

“Esse ilustre pernambucano, que foi referência para minha geração, nos orgulha muito pelo compromisso de humanizar a engenharia, além do compromisso social e preocupação com os valores culturais de nossa terra”, disse Ferro.

“Expresso satisfação ao ver lembrada a figura deste pernambucano nestes 50 anos de Brasília. As referências que são feitas desta cidade, patrimônio da humanidade, como a leveza do traço de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, sustentada pelo cálculo estrutural de Joaquim Cardozo, compõem uma tríade que tem a ver com essa maravilha do engenho e da arte próprias da vida e da história e da competência do intelectual Joaquim Cardozo”, disse Fernando Ferro.

Na avaliação do líder do PT, Joaquim Cardozo está no mesmo patamar de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “Seria uma injustiça não reconhecer isso. Afinal, foi ele que deu matéria ao traço e à leveza do risco de Niemeyer e Lúcio Costa e colocou as equações que permitiram que as curvas de Brasilia, seus ângulos retos e suas definições geométricas virassem obra de concreto trabalhada pelas mãos de milhares de operários que fizeram esta cidade”, enfatizou Fernando Ferro.

Nascido no Recife, em 1897, o engenheiro Joaquim Cardozo também foi poeta, historiador e teatrólogo. É autor dos livros Poemas, Signo Estrelado, O Interior da Matéria, Poesias Completas e Um Livro Aceso e Nove Canções Sombrias. Morreu aos 81 anos, em 1978.

Livro – Também como parte das ações da Câmara dos Deputados em homenagem aos 50 anos de Brasília, além da realização do seminário, está sendo lançado o livro Forma estática – Forma estética: ensaios de Joaquim Cardozo sobre arquitetura e engenharia.

Os organizadores do livro são os arquitetos do departamento técnico da Câmara, Danilo Matoso e Fabiano Sobreira. A obra reúne 23 ensaios de Joaquim Cardozo no campo da engenharia e da arquitetura, além de textos que falam sobre o ensino e a profissão.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100