O deputado João Daniel (PT-SE) se reuniu na tarde desta quinta-feira (5) com a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe e representante do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts) para tratar sobre a Medida Provisória 905/2019. Os sindicalistas solicitaram o apoio do parlamentar para a não aprovação dessa MP que extingue a exigência de registro profissional para jornalistas e radialistas e abrange outras 11 profissões.
O deputado, que publicamente já se manifestou contrário à MP 905, fez um relato ao presidente do Sindijor, Edmilson Bispo, ao ex-presidente Paulo Souza, e à representante do Sindicato dos Radialistas, Márcia Meirellys, de como anda o encaminhamento da medida provisória na Câmara. Segundo ele, no momento os parlamentares estão aguardando a instalação da comissão mista (deputados e senadores) para analisá-la e até o momento já recebeu 1.930 emendas.
O presidente do Sindijor entregou a carta compromisso que foi assinada pelo deputado, em que se mostra ciente dos prejuízos da MP, reconhece a importância das profissões de jornalista e radialista e também assume o compromisso e não votar favorável.
Em Sergipe existem pouco mais de 2 mil jornalistas com registro profissional na Superintendência de Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE). Desses, 700 são sindicalizados. As medidas adotadas pelo governo federal de ataque aos sindicatos também foram tratadas na reunião.
Na próxima sexta-feira (13), os jornalistas e radialistas realizam um ato público, a partir das 8h30, no calçadão da João Pessoa, próximo à praça Fausto Cardoso para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da valorização dos profissionais de imprensa e a exigência do registrado profissional.
O vereador de Aracaju Camilo Lula, que é sociólogo (profissão incluída na MP), também participou da reunião.
Assessoria Parlamentar