O deputado João Daniel (PT-SE) repudiou a forma como indígenas foram reprimidos durante manifestação na terça-feira (25), em frente ao Congresso Nacional. O parlamentar acompanhou o ato dos índios que participavam da marcha do Acampamento Terra Livre, realizado todos os anos pelos povos indígenas de todo país na capital federal. Segundo o parlamentar, eles foram atacados pela Polícia Legislativa e a Polícia do Distrito Federal com bombas de gás lacrimogêneo.
“É um estado de exceção. Eles realizavam uma manifestação livre e democrática. O Acampamento Terra Livre acontece todos os anos, como um ato democrático e popular. Nosso repúdio a tudo isso”, disse, lembrando que todos têm direito a fazer manifestação.
Alguns índios chegaram a ser detidos. Em discurso realizado na sessão da Câmara, o deputado cobrou respeito aos povos indígenas. “Nossa total solidariedade aos povos indígenas do Brasil e todos que participam aqui do Acampamento Terra Livre”, disse.
Ele acrescentou que considera uma vergonha ver o Congresso coberto de fumaça e gás para impedir que os povos indígenas, que são os verdadeiros donos dessa terra, depois de mais de 500 anos, ainda continuem sendo tratados assim.
Assessoria Parlamentar