O deputado João Daniel (PT-SE) cobrou, na tribuna da Câmara, o retorno imediato do serviço que era oferecido pela Central Braille dos Correios, que está suspenso há mais de um ano. Essa tem sido uma reivindicação das pessoas deficientes visuais que utilizavam os serviços da Central para poder se comunicar com outras pessoas, através da transcrição do Braille para a escrita convencional e vice-versa.
Nesse sentido, o parlamentar apresentou a indicação nº 3276/2017, em que solicita ao presidente da República o retorno imediato dos serviços da Central Braille dos Correios. Com o mesmo objetivo, também foi encaminhado ofício ao ministro das Comunicações.
“Foi suspenso e o governo federal e os Correios não contratam esse serviço, que é fundamental, que é importante para essas pessoas. Queremos nos solidarizar e pedir ao governo e ao presidente dos Correios que voltem a prestar esse serviço fundamental para essas pessoas poderem se comunicar”, disse João Daniel.
Com a Central Braille dos Correios, as pessoas com esta deficiência podiam escrever e enviar cartas gratuitamente para e posteriormente elas eram transcritas com o código Braille para a escrita normal e as cartas eram enviadas para os destinatários. Além das correspondências, empresas utilizavam a Central Braille para emitir contas e extratos, facilitando a vida de milhões de brasileiros com baixa visão e os mais de 500 mil deficientes visuais em todo o país.
(AP)