O deputado João Daniel (PT-SE) vai propor que uma comissão especial formada por parlamentares da Câmara possa acompanhar e exigir rigor na apuração do assassinato de nove trabalhadores rurais, ocorrido na última quarta-feira, dia 19, em Taquaruçu do Norte, no município de Colniza, no Mato Grosso.
Os nove homens foram mortos com requintes de crueldade. O crime aconteceu na semana em que se completou 21 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, quando 19 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados por policiais militares.
No domingo, dia 23, outro trabalhador rural, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Minas Gerais, Silvino Nunes Gouveia, 51 anos, foi assassinado com 10 tiros, no Assentamento Liberdade, no município de Periquito. O parlamentar cobrou punição aos responsáveis por esses dois crimes. “Lamentavelmente vemos mais um massacre, mais crimes contra posseiros e trabalhadores rurais”, disse João Daniel.
De acordo com o deputado, mesmo diante desse cenário de tantos conflitos e mortes no campo, esse governo federal tem como medida acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com a Ouvidoria Agrária Nacional, que acompanhava os conflitos rurais, e com isso a violência no campo está cada vez mais aumentando. Segundo João Daniel, a Ouvidoria Agrária era uma das instâncias mais importantes que se tinha do Executivo para mediar esses conflitos.
João Daniel lamentou que até o momento o Ministério da Justiça não tenha tomado nenhuma posição com relação a esse massacre no Mato Grosso. “É necessário a mobilização de todo o povo na busca da superação dessa violência, no enfrentamento contra o crime das reformas do governo contra os trabalhadores e na formulação de um novo projeto para o Brasil”, disse o deputado João Daniel.
Assessoria Parlamentar