O deputado João Daniel (PT-SE) registrou em plenário a indicação de sua autoria (3095/17) feita ao governo federal solicitando, em nome de todos os pequenos e médios produtores do Nordeste brasileiro, a liberação de recursos orçamentários ou a edição de uma Medida Provisória abrindo crédito extraordinário destinados aos produtores rurais atingidos pela seca no Nordeste brasileiro. “O Nordeste passa por grande dificuldade em consequência da falta de chuvas. E venho trazer para este plenário a voz daqueles estão hoje no interior sofrendo com o problema. E até o momento, o governo Temer não tomou medidas para resolver esta questão”, afirmou.
João Daniel lembrou iniciativas implementadas nos governos Lula e Dilma para minimizar os efeitos da seca no Nordeste. “Entre elas a concessão de crédito extraordinário para medidas como o seguro a pequenos produtores, a expansão da rede de abastecimento de água, a antecipação dos recursos do programa Água para Todos e a recuperação de poços artesianos. No ano de 2012, por exemplo, entre liberação de créditos e linhas especiais, os investimentos somaram cerca de R$ 2,7 bilhões”, disse.
Além disso, acrescentou o parlamentar petista, o governo do PT realizou a transposição do Rio São Francisco. “E apesar de hoje os golpistas estarem tirando fotos e se aproveitando politicamente do projeto, o povo sabe quem realmente priorizou e fez esse projeto acontecer. Mas só a transposição não resolve, são necessárias medidas para o mínimo de condições para que o povo que sofre com a seca sobreviva”, afirmou.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara