Ao discursar na tribuna da Câmara, na quarta-feira (23), o deputado João Daniel (PT-SE) elogiou a luta dos jovens brasileiros que enfrentam temas como a PEC 55 -241/16 – que congela recursos para a saúde e educação, e a reforma do ensino médio imposta pelo ministro golpista da Educação, sem que a sociedade tenha sido consultada. O deputado denunciou ainda que o governo ilegítimo e usurpador de Michel Temer quer acabar com o acesso dos jovens brasileiros ao ensino superior do país. “Nós estamos compreendendo que esse Governo está trabalhando para excluir da universidade nossa juventude”.
“Estamos analisando e vendo que este é um Governo que trabalha para que a educação, futuramente, passe a ser um privilégio daqueles que têm dinheiro e para que a grande maioria da juventude, filhos de trabalhadores do campo e da cidade, seja excluída das universidades”, reiterou João Daniel.
Para ele, o que o governo quer oferecer apenas é ensino profissionalizante. “Querem transformar a educação em uma atividade cujo único objetivo é formar trabalhador e trabalhadora para o mercado de trabalho. A educação tem outro sentido, tem o sentido da libertação, da visão crítica e da construção de um mundo melhor”, frisou.
“Por isso eu quero parabenizar a juventude brasileira, a UNE, a UBES, todo movimento estudantil, fundamentais nesta luta em defesa da educação e de um Brasil para todos”, finalizou João Daniel.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara