João Daniel lamenta entrega das nossas reservas de petróleo

Sem ter o que comemorar. Foi assim que definiu o deputado João Daniel (PT-SE) o Dia Mundial do Petróleo, que acontece nessa sexta-feira (29). Em discurso na sessão da Câmara ontem (28), o parlamentar disse que o petróleo sempre foi alvo da ganância das grandes potências mundiais, levando a guerras, a exemplo da do Iraque e de várias outras que o império impôs contra essas nações para o domínio do petróleo.

João Daniel lamentou que o petróleo brasileiro esteja sendo atacado. “O presidente golpista, Michel Temer, sancionou o Projeto de Lei 4567/2016 que tira da Petrobras a obrigação de participar de todos os consórcios de exploração dos campos do pré-sal”, citou. O deputado fez questão de destacar que o autor desse projeto é o tucano José Serra, que foi flagrado na campanha presidencial, em 2009, se comprometendo a entregar o petróleo do pré-sal, conforme documentos divulgados pelo site WikiLeaks.

Para o deputado, vender e entregar o petróleo é desistir de ter uma nação livre, soberana, que garanta aquilo que já estava aprovado na nossa Constituição, que garantia que o nosso petróleo fosse para a educação e a saúde.

O Brasil possui amplas reservas, muitas delas disponíveis na camada do pré-sal, localizadas em partes do Oceano Atlântico localizadas próximo ao litoral do País. “Mas, infelizmente o País passou por um golpe de estado, bancado por um projeto neoliberal, submisso aos interesses do mercado financeiro internacional que visa o total controle das nossas riquezas”, lamentou.

Leilões – João Daniel acrescentou que este governo tem realizado leilões de áreas de petróleo e gás localizadas, permitindo que as multinacionais explorem os campos sem o essencial controle da Petrobras. Esta semana, na 14ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), três empresas ofereceram mais de R$ 110 milhões pela concessão dos direitos de exploração de áreas na bacia Sergipe-Alagoas. De Sergipe, foram arrematados três blocos de reservas de petróleo e gás. Entre os grupos compradores, dois de empresas norte-americanas ExxonMobil e Murphy Oil Corporation.

“A condição de operadora garantia à Petrobras o conhecimento geológico do nosso subsolo marinho, a decisão sobre as tecnologias adotadas, a preferência para equipamentos produzidos no Brasil e o ritmo adequado de exploração. Estão entregando conhecimento tecnológico, a soberania nacional, o desenvolvimento nacional e nossa autonomia energética. Além disso, serve como instrumento para sucatear mais as tão atacadas educação e saúde, uma vez que o pré-sal, destinaria 75% do Fundo Social para a educação e 25% para a saúde”, observou o parlamentar.

Assessoria parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex