O deputado João Daniel (PT-SE) usou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (7) para registrar e elogiar nota do Conselho Regional do Serviço Social de Sergipe (CRESS-SE) sobre a violação de direitos praticados pela Prefeitura de São Paulo, sob o comando do prefeito João Dória (PSDB), na região conhecida como cracolândia.
“Diante das intervenções desumanas e marcadas pela concepção preconceituosa de limpeza social junto aos usuários de drogas pela prefeitura de São Paulo, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região Sergipe –CRESS-SE manifesta publicamente seu repúdio a tais ações, que ferem a dignidade humana e violam diversos pactos de defesa de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário”, citou o deputado trecho da nota.
Listou o deputado que entre as ações truculentas de João Dória se inclui a demolição de um imóvel ocupado por três pessoas e a retirada à força (com tiros e bombas de gás lacrimogêneo) de dependentes químicos da cracolândia. Além disso, relatou o parlamentar, houve ameaça de internação compulsória de indivíduos que, em extrema situação de vulnerabilidade, são desabrigados.
“Neste cenário de avanço desmedido do autoritarismo, O CRESS Sergipe não aceita esse tipo de afronta ao nosso projeto ético político, que é sustentado nos princípios da defesa da liberdade, da autonomia e da defesa intransigente dos Direitos Humanos”, destacou João Daniel, outro trecho do documento emitido pelo Conselho.
Benildes Rodrigues