O deputado João Daniel (PT-SE) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (29) para prestar homenagem a Clodomir Morais, que faleceu na semana passada, aos 88 anos. Ele foi organizador e um dos principais dirigentes das Ligas Camponesas, movimento criado em 1955 em Pernambuco e extinto em 1964 pelo regime militar.
“Minha homenagem a um grande brasileiro, reconhecido no mundo inteiro, um grande estudioso, dirigente das Ligas Camponesas, escritor, que defendeu o nosso País, que defendeu a democracia, foi um grande revolucionário. Deixa-nos a certeza de que o nosso País teve e tem homens e mulheres que dedicam sua vida às causas socialistas, às causas dos camponeses. Ele nos deixa esse grande exemplo, um exemplo de todos os lutadores e lutadoras”, afirmou João Daniel .
Clodomir Morais, acrescentou o parlamentar do PT, escreveu mais de 20 livros sobre reforma agrária e geração de emprego e renda. Um deles teve prefácio do médico e sociólogo pernambucano Josué de Castro, Dicionário de reforma agrária (América Latina). Escreveu a cartilha Teoria da organização, que já teve até agora mais de 300 edições em 43 países e é um dos materiais de formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Gizele Benitz