O deputado João Daniel (PT-SE) discursou na terça-feira (1º) para analisar os investimentos do BNDES realizados fora do nosso Brasil, entre eles o Porto de Mariel, em Cuba. Para ele, é motivo de orgulho que um dia o Brasil tenha tido um Presidente da República, referindo-se ao ex-presidente Lula, que pensasse nos ideais daqueles que lutaram e deram a vida para que a “grande América” e os países pudessem ter o mínimo de integração.
“O investimento feito pelo BNDES e pelo Brasil, a empréstimo, por meio do qual mais de 400 empresas brasileiras trabalharam e construíram o Porto de Mariel, representa um investimento de um Governo que teve um pensamento voltado para os grandes projetos, para a integração e, em especial, para a engenharia nacional brasileira. Vá a qualquer clube de engenharia do Brasil e questione sobre as empresas brasileiras que construíram fora do nosso País, a exemplo do Porto de Mariel. Vão dizer que isso é pensamento de um Governo que pensa no País, na integração, em especial, na nossa indústria, na nossa engenharia e nos conhecimentos do nosso povo e do nosso País”, enfatizou .
João Daniel lembrou que, ao longo da História, Cuba foi isolada por conta de um bloqueio econômico injusto. Mas os Estados Unidos reconheceram o erro e hoje possuem uma relação com Cuba. “O investimento que o Brasil fez é da mais alta dignidade. Cuba, é um exemplo de solidariedade para o mundo. É um exemplo para os povos. Cuba levou médicos para todos os continentes, para todos os países em guerra. Enquanto o imperialismo mandava soldados, mandava bombas e mandava destruir, Cuba foi para os quatro cantos do planeta levar solidariedade. E um dos exemplos está aqui, com o programa Mais Médicos, em nosso País”, reiterou o deputado do PT. Por fim, João Daniel defendeu que o Brasil continue investindo em outros países, como também no nosso País.
Equipe PT na Câmara
Foto: Salu Parente