O deputado João Daniel (PT-SE) participou do ato da Frente Brasil Popular (FBP), em Sergipe, realizado na segunda-feira (22), no município de Estância. A mobilização teve a participação de movimentos sociais, trabalhadores, juventude, vereadores e representantes sindicais. Ele ressaltou a importância de se exigir a saída do presidente ilegítimo Michel Temer e a realização de eleições diretas para a escolha do substituto. Para o deputado, nessas circunstâncias de graves denúncias contra o mandatário, essa é a única saída.
Em seu discurso, João Daniel lembrou a trajetória do golpe, que se iniciou tão logo a presidenta Dilma foi reeleita em 2014, com a insatisfação da direita brasileira, sob o comando do senador Aécio Neves, derrotado no mesmo pleito, e pelas elites internacionais, que iniciaram um processo de desmonte do Brasil.
A partir daí, a narrativa dos fatos mostra a saga para eleger Eduardo Cunha presidente da Câmara e, a partir de sua eleição, a implementação de um cronograma para não aprovar nenhum projeto e boicotar o governo da presidente Dilma e, assim, gerar uma crise política e econômica, causando desemprego e condições para a abertura do processo de impeachment, consumado dia 12 de maio em 2016 pelo Senado.
“Nosso partido, a Frente Brasil Popular e todos os movimentos sociais denunciaram que eles não queriam apenas afastar a presidenta Dilma, mas o que queriam era impedir a possibilidade de o povo brasileiro continuar avançando nas conquistas e direitos sociais”, lembrou João Daniel.
Na avaliação do deputado João Daniel, “Só com eleições diretas é que podemos eleger um novo presidente da República. Nós precisamos exigir que esse novo presidente possa convocar uma Constituinte Exclusiva, baseado nos interesses populares como o pedido que foi entregue em 2013 à presidenta Dilma, mas que o Congresso não aceitou, porque não queria essa consulta popular”, finalizou.