João Daniel apresenta PDL para suspender autorização para uso do agrotóxico Paraquat

O deputado federal João Daniel (PT-SE), coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara, apresentou o projeto de decreto legislativo (PDL 444/20) para sustar os efeitos da alteração da Resolução da Diretoria Colegiada  177/2017, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permite o uso dos estoques do agrotóxico Paraquat até 31 de agosto de 2021. A alteração foi feita pela diretoria colegiada da Anvisa, no último dia 7, permitindo a ampliação do prazo para utilização desse tipo de veneno que deveria ter sido banido desde o dia 22 de setembro deste ano.

O agrotóxico Paraquat foi proibido em mais de 50 países, por seus efeitos prejudiciais à saúde humana. Os principais países produtores do Paraquat proibiram sua utilização pelos seus efeitos negativos à saúde, cientificamente comprovados, a exemplo de doenças como Parkinson e Alzheimer. Na China foi proibido em 2015 e no Reino Unido, em 2017.

No Brasil, desde 2017 a Anvisa, pela resolução 177, estabeleceu o prazo de 22 de setembro de 2020 para o banimento do produto, proibindo sua comercialização e utilização na agricultura. Nesse período, as empresas multinacionais importadoras e produtoras do veneno poderiam apresentar justificativas técnicas que comprovassem que o agrotóxico não causa prejuízos à saúde humana. No entanto, ressalta o deputado João Daniel, nos prazos previstos não foram apresentadas justificativas científicas para a continuidade da utilização do agrotóxico no Brasil.

Foram importadas, em 2017, em torno de 35 mil toneladas do princípio ativo do Paraquat, e em 2019, mais de 65 mil toneladas, sem uma justificativa de aumento de área das culturas agrícolas que utilizavam o agrotóxico, servindo o Brasil ao uso indiscriminado desse perigoso agrotóxico proibido em mais de 50 países. “Diante disso, e com a prerrogativa do art. 49, V, da Constituição Federal que atribuiu ao Congresso Nacional a sustação de atos do Poder Executivo que extrapolam do poder de regulamentar, ou das limitações da delegação legislativa, apresentamos esse projeto e esperamos contar com o apoio de nossos colegas de parlamento para sua aprovação”, ressaltou João Daniel.

Mesmo com a subnotificação de intoxicação por agrotóxicos que há no País, dados do Ministério da Saúde/Sinan mostram que entre 2010 e 2019 foram mais de 45 mil notificações de exposição a agrotóxicos de uso agrícola, sendo que menos de 44% possuíam informação de qual era o ingrediente ativo, e o Paraquat foi a terceira substância mais encontrada nos dados. Foram 530 pessoas intoxicadas pelo Paraquat, das quais 138 morreram e 129 delas por suicídio.

Para o deputado João Daniel, é uma questão de interesse em saúde pública a total proibição desse agrotóxico no Brasil. “E o mínimo que o Estado e os legisladores podem fazer e criar mecanismos que protejam a população da exposição a este veneno”, afirmou.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100