O deputado João Daniel (PT-SE) usou a tribuna da Câmara, na quarta-feira(29), para fazer um apelo à Justiça Federal, ao Ministério Público Federal e ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, em favor das famílias do Acampamento Marcelino Chiarello, que foram despejadas da área em que ocupavam, no município de Xanxerê/SC. Segundo ele, a ordem judicial para o despejo partiu de uma juíza substituta da Vara Federal de Chapecó.
“Este ano estivemos lá em Xanxerê com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara numa audiência pública. A Justiça comum reconhecia, o Incra nacional reconheceu no ano passado que a área é do governo federal, do Instituto”, completou. De acordo com o deputado, vivem na área 180 famílias, que plantavam e tiravam seu sustento dessa terra onde residiam há um ano e oito meses. Mesmo assim a justiça se posicionou favorável a um pedido de particulares.
“Lá tem muito plantio, uma área com muitas crianças e nesse momento acontece um despejo surpresa”, disse. João Daniel solicitou a adoção de providências e suspensão imediata do despejo. “Esse é o apelo que fazemos aqui”, completou.
(AP)