O deputado João Daniel (PT-SE) ocupou a tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (21), para demonstrar preocupação com a pauta que setores da oposição querem impor ao Congresso Nacional e à sociedade. O deputado fez questão de alertar para o risco que instituições como a Petrobras e o BNDES correm a partir de criação de CPIs com vistas a desgastar o patrimônio brasileiro.
“A pauta que nos querem impor, é uma pauta de apuração e de CPI de investigação permanente contra grandes instituições que fazem parte de um grande projeto brasileiro, construído com suor e sangue da classe trabalhadora”, criticou João Daniel.
“Eu me preocupo quando vejo todos os dias nos jornais a questão do BNDES e da Petrobras. A apuração e a punição são papeis do Estado, do Judiciário, da Polícia Federal. São eles que devem tomar todas as providências”, ponderou.
O deputado disse ainda que é preciso ter clareza sobre os avanços e mudanças pelas quais o país passou nos últimos anos. “O Brasil se tornou uma grande nação, chegou aonde chegou com o fim da pobreza e da miséria extrema, graças a um Estado forte, recuperado pelos 12 anos do Governo do Partido dos Trabalhadores”, afirmou João Daniel.
Para que o Estado continue forte, lembrou o deputado, as instituições precisam ser preservadas. “Não podemos admitir que mexam na nossa empresa histórica, estratégica, que é a Petrobras. Nos preocupam projetos da extrema direita brasileira, ligada a grandes empresas internacionais, que sugerem projetos para que o monopólio do petróleo não seja da Petrobras”, alertou o petista.
Benildes Rodrigues
Foto: Márcio Garcez