O deputado João Daniel (PT-SE) afirmou, da tribuna da Câmara, nesta sexta-feira (15), que além do afastamento da presidenta Dilma, está em jogo nesse debate a consolidação dos avanços das políticas sociais e a inserção soberana do Brasil no contexto internacional. Ele disse ainda que, para evitar o golpe, é fundamental a mobilização do povo brasileiro em defesa da democracia, da Constituição e do direito legítimo da presidenta Dilma governar até 2018.
“Eles têm muita raiva — aqueles que não ganharam as quatro (últimas) eleições. Mas a grande raiva é que o povo brasileiro passou a sonhar, passou a ter gosto de viver, passou a ter sua terra, sua casa, a ter dignidade. E um povo, quando sonha, é um povo que começa a construir uma Nação”, afirmou.
De acordo com João Daniel, a construção de uma grande nação assusta a elite dominante do País subalterna aos interesses internacionais e que nunca concordou com a política externa independente do Brasil praticada pelos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma.
“O que está em jogo é a geopolítica internacional neste momento. Se nós continuaremos dando ideias, se nós continuaremos lutando por um mundo de paz, sem guerra, ou se nós seremos, como diz Frei Betto, um quintal do imperialismo, como queriam os que perderam a eleição para o Presidente Lula e que perderam para a Presidenta Dilma”, destacou.
O parlamentar agradeceu o apoio dos brasileiros que lutam pela democracia. “Eu quero parabenizar todos os lutadores e lutadoras pela democracia no Brasil, principalmente aqueles, que, mesmo não concordando com o nosso Governo, não concordando com o nosso partido, se comportam neste momento com a história do Brasil e com a seriedade, a exemplo do PCO, a exemplo do PSOL e de tantos outros companheiros e companheiras democratas brasileiros”, reconheceu.
Esperança– O parlamentar sergipano manifestou ainda confiança na vitória do próximo domingo, para interromper o processo golpista que tenta afastar a presidenta Dilma.
“Por isso, neste momento, nós queremos dizer a todos, homens e mulheres, que nós venceremos mais uma vez. Por isso, confiamos que este Plenário dará a vitória, não dará o golpe, e as ruas, até domingo, dirão que o povo brasileiro não está dormindo; o povo brasileiro está na luta, na defesa da democracia, da Constituição e do direito legítimo de a nossa Presidenta governar até 2018”, finalizou.
Héber Carvalho
Foto: Agência Câmara