Jilmar denuncia descaso com fornecimento de energia em São Paulo

jilmar tatto1006_D1O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) pediu nesta terça-feira (14) que o governo do Estado de São Paulo tome providências acerca da precariedade dos serviços prestados pela AES Eletropaulo. Segundo o petista, as falhas no fornecimento de energia na capital devem-se à ineficiência da concessionária de energia, que foi privatizada há treze anos “a preço de banana pelo PSDB”, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “O governo tucano entregou um patrimônio público de graça e, como se isso não bastasse, não criou nenhum mecanismo de fiscalização da empresa. Isso acontece tanto na energia como também na área de telefonia. O Brasil está pagando um preço muito caro por este modelo de privatização dos tucanos. A AES Eletropaulo não investe em pessoas, terceirizou tudo e não tem capacidade de solucionar os problemas causados por chuvas ou por falhas no sistema de transmissão”, criticou o deputado.

O parlamentar manifestou apoio ao Procon-SP, que, na última sexta-feira (10), entrou com representação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pedindo intervenção administrativa na concessionária AES Eletropaulo. Na ação o Procon pede que a Aneel cobre da concessionária o cumprimento de uma cláusula do contrato que previa que os novos donos teriam dez anos para realizar investimentos e agregar mais 15% (400 MW) à capacidade de fornecimento. O prazo venceu em 2007 e as interrupções de energia têm sido cada vez mais frequentes em SP nos últimos anos. “Se tivéssemos um governador mais firme em São Paulo, que exigisse o cumprimento deste contrato, ou se a Aneel ampliasse a fiscalização, aplicando penalidades à concessionária, não estaríamos nessa situação”, disse Jilmar.

Jilmar Tatto informou que a bancada do PT de São Paulo tem denunciado e promovido audiências públicas na Assembleia Legislativa do Estado para discutir o problema. Entretanto, o parlamentar também fez um apelo para que a população pressione o governo para tomar as devidas providências cabíveis ao caso.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também