Jesus Rodrigues quer agricultor familiar produzindo fitoterápicos

JESUSRODRIGUESO deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) se reuniu na quinta-feira (9) com o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Valcler Rangel, para tratar da produção de fitoterápicos.

O parlamentar quer que agricultores familiares produzam medicamentos fitoterápicos e vendam diretamente ao consumidor. Para viabilizar uma unidade da Fiocruz no Piauí, a Comissão Mista de Orçamento destinou no orçamento deste ano R$ 23,9 milhões para esse fim.

De acordo com Rodrigues, é necessária uma conscientização nos municípios e nos estados. “Boa parte dos remédios são originários de plantas. Com esses fitoterápicos, ganhariam os agricultores familiares e o consumidor, que teria economia em comprar este remédio em substituição aos fabricados em grandes laboratórios”, explicou. No encontro,  Valcler Rangel garantiu que esta ideia de Jesus Rodrigues está “diretamente relacionada aos projetos da Fiocruz”. Rangel explicou ainda que é necessário ultrapassar algumas barreiras e qualificar a base.  O deputado acrescentou que a iniciativa gera possibilidades de expansão no mercado farmacêutico com dupla vantagem: menor custo e gerando empregos e renda.

“A produção de fitomedicamentos pode estar à disposição da população em farmácias de rede comercial ou, até mesmo, em farmácias do programa Farmácia Popular, do governo federal. Imaginamos que a produção seja casada com a venda direta, tudo acertado e conveniado. Com o aval do governo, essa iniciativa pode se revelar uma alternativa rentável tanto para quem produz, como para quem vai consumir”, disse Rodrigues.

Consumo – Jesus Rodrigues ressaltou, ainda, que o consumo de remédios à base de ervas e plantas medicinais é prática comum para cerca de 80% da população mundial, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde. O parlamentar aproveitou a oportunidade para reforçar o projeto de instalação de uma unidade da Fiocruz no Piauí, projeto em que trabalha e em prol do qual já manteve vários contatos com o Ministério da Saúde e com a própria instituição, desde o início do mandato. Segundo o vice-presidente Valcler Rangel, a licitação para construção dessa Unidade deve ser lançada ainda este ano.

“A chegada da Fiocruz ao Piauí ampliará ainda mais o raio de atuação do setor médico e hospitalar que é referência, hoje, não só na região Nordeste, mas em boa parte do meio norte do País”, disse Jesus Rodrigues.

Equipe Informes com Assessoria de Comunicação

Ouça o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) na Rádio PT

http://www.informes.org.br/radio/120210-materia jesus rodrigues.mp3″ bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também