Vamos para a rua!
Janete Rocha Pietá*
O Movimento Passe Livre (MPL) está nas ruas, liderado por estudantes. Esta onda do movimento da juventude é internacional. Na Turquia a juventude está na praça enfrentando o sistema armado do Estado. O governo quer construir um shopping numa praça histórica que abriga um parque. Nos EUA, o Ocuppy Wall Street. Há também vários movimentos que internacionalmente se manifestaram em apoio ao de São Paulo.
Os jovens lutam pelo direito de se manifestar contra o que consideram arbitrário. O movimento é ampliado pela comunicação nas redes sociais e suas repercussões na mídia. Sua mensagem: “Vamos para a rua. Somos cidadãos. Queremos ser ouvidos e respeitados”.
Por que a capital não aumentou a tarifa de ônibus para R$ 3,40 e houve redução de tarifa em Guarulhos e outros municípios da Grande São Paulo para R$ 3,20?
Devido às medidas da presidenta Dilma de reduzir a alíquota do PIS/COFINS para as empresas de transporte urbano, proporcionando a redução das tarifas. O aumento em São Paulo só ocorreu agora. O Bilhete Único unifica ônibus, trem e metrô, facilitando muito a vida da população.
No sistema democrático todos têm direito de protestar, mas a PM não pode agir de forma violenta. Aliás, o governador assumiu que a Tropa de Choque foi violenta e não estará nas ruas.
A Prefeitura já está dialogando com as lideranças do movimento. Certamente podemos afirmar que o movimento está sendo vitorioso pelo número de adesões via internet: mais de 220 mil já registrados até o momento.
Os jovens nos ensinam que: 1º – querem um serviço público de transporte de qualidade e com tarifas reduzidas; 2º – que a repressão é desnecessária e só aumenta a mobilização.
Quanto à Prefeitura, é muito importante que haja uma eficiente estratégia de comunicação para explicar o que está fazendo e o que irá ser feito.
No Brasil também estão ocorrendo protestos contra os gastos com a Copa, mas eu estou torcendo para que ela dê certo, divulgue o Brasil no Mundo e que sejamos campeões.
*Janete Rocha Pietá é deputada federal (PT-SP) e coordenadora da Bancada Feminina da Câmara Federal
Foto: Rogério Tomaz Jr. / PT na Câmara