Janete lembra 80 anos do voto feminino e diz que ainda há muito a conquistar

janetepietaplenarioO Brasil comemora nesta sexta-feira – 24 de fevereiro -, os 80 anos do direito ao voto feminino. As mulheres passaram a ter o direito de votar nas eleições nacionais a partir de 24 de fevereiro de 1932, no governo de Getúlio Vargas. A Constituição de 1934 confirmou o direito, que só ficou definitivamente livre de qualquer restrição em 1965.

A Constituição de 1988 estendeu o direito às mulheres analfabetas, para quem o voto é facultativo.

              Para a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), o voto feminino foi uma conquista, “fruto do sofrimento e da discriminação sofrida pelas pioneiras neste processo, como Carlota de Queiróz, primeira deputada eleita no Brasil, em 1934”. De qualquer maneira, acrescentou a parlamentar petista, “foi um primeiro passo, um avanço”.

              Na opinião da deputada Janete Pietá, nestes 80 anos o número de mulheres na política cresceu, mas ainda é baixa a representatividade. “No Brasil, 52% do eleitorado é composto por mulheres, mas a participação feminina nos partidos ainda é pequena”. Para ela, ainda há muito a conquistar, lembrando que já nas eleições deste ano os partidos deverão completar a lista de candidatos com 30% de mulheres. “Em 2012, com a minirreforma partidária, os partidos terão a obrigatoriedade de ter 30% de mulheres nas cotas. Até a última eleição poderia deixar em branco. É mais um avanço”, ressaltou.

              Comemorações – Neste ano, as comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março) na Câmara terão como tema principal a participação feminina na política brasileira. Com o lema “80 anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder”, a programação organizada pela bancada feminina prevê eventos para relembrar a história do voto das mulheres e discutir as conquistas políticas das brasileiras desde então, além dos desafios futuros.

Gizele benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também