Foto: Gustavo Bezerra
A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) elogiou nesta terça-feira (19) a iniciativa da Fundação Palmares de criar uma plataforma digital para colher a opinião da população negra sobre o novo Plano Setorial para a Cultura Afro-brasileira. O objetivo da proposta é identificar as principais necessidades dos agentes culturais afro-brasileiros.
“Quero parabenizar a Fundação Palmares por mais essa ação. Ela é fundamental porque, além de monitorar, essa ferramenta vai dar condições do Plano ser aperfeiçoado”, comemorou Janete Pietá.
A plataforma que já está no ar no endereço é http://www.palmares.gov.br vai permitir a comunicação entre os cidadãos e os responsáveis pela formulação do Plano Setorial para a Cultura Afro-brasileira. A ficha disponível na plataforma conta com perguntas sobre como os cidadãos avaliam a cena cultural negra na região em que vivem, o que ainda necessita de mudanças e como isso poderia ser feito.
A partir dessa ferramenta, a população poderá enviar sugestões, opiniões, contribuições e participar ativamente das atividades que envolvem a construção da política pública. Além disso, o público também vai poder acessar agenda das reuniões que estarão ocorrendo no Brasil, ao caderno de apoio do Plano Setorial e outras informações correlatas.
Entre os objetivos do Plano Setorial para a Cultura Afro-brasileira estão o cumprimento da Meta 46 do Plano Nacional de Cultura, a realização de um conjunto de atividades de subsídio para a construção da política nacional para a cultura afro-brasileira, a organização de ações de formação e articulação institucional para a ampliar o debate nos estados brasileiros.
A construção do Plano é uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC), o Colegiado Setorial Afro-brasileiro do CNPC (Conselho Nacional de Políticas Culturais) e as representações de cultura em cada estado brasileiro.
Benildes Rodrigues com informação da Fundação Palmares