Brasil produzirá mosquito transgênico para combate à dengue; Jacobina será piloto

AmauriTeixeira

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) participou na última terça-feira (18) do lançamento do Projeto Aedes Transgênico (PAT). A proposta, que tem como objetivo o combate à dengue, é encabeçada pelo Ministério da Saúde e conta com a parceria da empresa pública Moscamed, especializada na produção de insetos transgênicos para controle biológico de pragas. O projeto prevê a produção de 4 milhões de machos do Aedes Aegypt estéreis por semana. O município de Jacobina na Bahia será a primeira cidade brasileira a fazer a experiência.

Amauri lembrou que a dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Pensando em mais uma possibilidade de combate a essa doença, esclareceu o petista, o PAT visa controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados (OGM), que serão capazes de suprimir populações naturais do transmissor da doença.

O parlamentar petista comemorou o evento e explicou que esses mosquitos vão atrair as fêmeas para cópula, mas as larvas produzidas não atingirão a fase adulta. De acordo com Amauri, isso deve reduzir a população do mosquito o que, segundo ele, permitirá o controle dos focos da dengue.

Amauri explicou ainda que indicou o município de Jacobina devido ao alto índice de dengue. “O Projeto Aedes Transgênico fará o controle da reprodução do mosquito da dengue utilizando-se de mosquito geneticamente modificado. Jacobina será a cidade piloto desse projeto inédito no mundo”, orgulhou-se.

Endemia – A dengue é considerada um dos maiores problemas endêmicos, afetando cerca de 100 milhões de pessoas em todo mundo. Diante dessa estatística, explicou Amauri, órgãos e entidades públicas ligadas à saúde se unem para desenvolver tecnologias de controle e erradicação dessa endemia no Brasil. O petista disse ainda que até maio de 2012 foram notificados mais de 1.800 casos de dengue em Jacobina, e até outubro, a ocorrência de duas mortes por dengue hemorrágica. Jacobina possui 80 mil habitantes sendo que 45 mil encontram-se na zona urbana, onde está sendo implantado  o PAT.

Engajamento – Para conhecer o PAT, agentes envolvidos no engajamento público, instalaram estandes em alguns pontos da cidade para explicar o projeto e orientar a população. Nos estandes havia panfletos explicativos, uma ‘gaiola’ com mosquitos para exposição e um livro para registro das visitas.

O engajamento público é uma das etapas do projeto e foi dividida em diversas ações. No primeiro momento, foram realizadas exposições nos estandes no centro da cidade e a visita de agentes nas casas explicando aos moradores como funcionarão as liberações.

O PAT, além da Moscamed   tem como parceiros a  Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Prefeitura de Jacobina, a Universidade de São Paulo e a OXITEC. 

Benildes Rodrigues com Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100