Jack Rocha (ES)

Eleita a 1ª deputada federal negra da história do Espírito Santo, Jack foi também a primeira mulher negra a presidir o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores. Jack obteve 51.317 votos para deputada federal.

A luta por dignidade e melhores condições para a população levou Jack ao Partido dos Trabalhadores. Com uma formação dentro das comunidades eclesiais de base e no movimento sindical, filiou-se ao PT em 2001. A deputada dirigiu a Secretaria de Imprensa, e posteriormente trabalhou na formação e organização do Diretório Municipal da legenda, além de atuar fortemente em defesa da juventude trabalhadora na sua cidade natal Colatina e também da região noroeste;

O trabalho no interior do estado fez Jack ser indicada para compor a Secretaria Adjunta de Formação do PT Estadual. Em 2010, passou a viver em Vitória. Liderou a juventude nas reconstruções de bases populares e também na organização das jovens mulheres na eleição de Dilma Rousseff. Na capital capixaba, ajudou a formar a Secretaria da Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tornou-se membro fundadora do Conselho Estadual da Juventude.

Jack sempre buscou combater as desigualdades através da política como ferramenta de transformação, e também em contribuir para a construção de um modelo de país justo e solidário, a partir do trabalho decente e do combate a feminização da pobreza. Jack foi gerente de Economia Solidária e Microcrédito na Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado Espírito Santo.

Em 2013, com as cotas geracionais foi eleita a 1ª representante jovem e negra do Espírito Santo no Diretório Nacional do PT, passando a conviver com as principais lideranças do partido, entre elas, o ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma.

Em 2018, ficou em terceiro lugar quando candidatou-se ao Governo do Espírito Santo. Em 2020, foi candidata a vice-prefeita de Vitória, chegando ao 2º turno da capital.

Jack é a primeira mulher negra eleita presidenta do PT – Espírito Santo e também a representar o Espírito Santo na Câmara dos Deputados. Suas principais bandeiras são a defesa dos direitos das mulheres, da diversidade, do desenvolvimento regional sustentável, da valorização da cultura, do povo negro e da juventude, o respeito à classe trabalhadora e o acesso de toda a população a serviços públicos de saúde e educação com qualidade.

Jack Rocha é graduanda em administração e integra o grupo de trabalho (GT) de Industria, Comércio, Serviços e Economia Solidária na equipe de transição: Brasil do Futuro do eleito presidente Lula em 2022. 

 

Jackeline Oliveira Rocha

Nascimento: 26/08/1983
Naturalidade: Colatina (ES)
Profissão: Graduanda em Administração
Gabinete 252 – Anexo IV – (61) 3215-5252

 https://twitter.com/jackrochaes

 https://www.facebook.com/jackelinerocha.13pt

https://www.instagram.com/jackelinerocha.13/

www.tiktok.com/@jack.rochaes

 

ÚLTIMAS POSTAGENS