Já é lei: Governo aumenta percentual de biodiesel no óleo diesel e fortalece agricultura familiar

biodiesel

O Governo Federal aumentou o percentual de biodiesel no óleo diesel, comercializado para o consumidor final, para 7%. A medida, que vai valer a partir de 1º de novembro, ampliará o mercado e a procura por matéria-prima da agricultura familiar. “Com essa nova medida, há uma ampliação em 40% do mercado brasileiro de biodiesel e isso, certamente, amplia a demanda por produtos da agricultura familiar, gera mais renda para os produtores e diminui a necessidade de importação”, explica o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller.

A inciativa, segundo o ministro, vai beneficiar 84 mil famílias de agricultores em todo o Brasil. A Lei 13.033 determina que todo o biodiesel necessário à adição obrigatória ao óleo diesel deverá ser fabricado, preferencialmente, a partir de matérias-primas produzidas pela agricultura familiar.

Atualmente, 43 das 55 usinas brasileiras possuem o Selo Combustível Social – o que corresponde a 78% das usinas – e participam do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – da Secretaria de Agricultura Familiar Familiar/MDA. Elas respondem por 99% da produção do biodiesel brasileiro.

Com a mistura de 5% de biodiesel (B5), o Brasil produzia cerca de 3 bilhões de litros/ano, dado que já colocava o País como 3º maior produtor de biodiesel do mundo. A nova alteração deverá colocar o Brasil como 2º maior produtor do mundo, a partir de 2015, porque o volume de biodiesel a ser produzido é 40% maior que o mercado com B5.

Em 2013, os maiores produtores foram os EUA (1º), a Alemanha (2º) e o Brasil (3º). O Brasil também está entre os maiores consumidores, ficando em 2º lugar. O maior consumidor são os Estados Unidos.

Histórico A Medida Provisória (MP 647) que aumenta os percentuais de biodiesel no óleo diesel, de 5% para 7%, e de etanol na gasolina, de 25% para até 27,5% foi sancionada na semana passada . Com a sanção, a MP foi convertida na Lei 13.033 de 2014, publicada na edição de quinta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).

Para o deputado Newton Lima (PT-SP), autor da emenda que autoriza o governo a aumentar a quantidade de etanol na gasolina, “a medida além de beneficiar a cadeia produtiva do setor sucroenergértico que enfrenta uma grave crise de endividamento, trará benefícios ambientais com a redução de gases poluentes”, explicou o parlamentar. De acordo com ele, a produção de álcool anidro deverá aumentar 1,1 bilhão de litros e a estimativa é que a demanda por etanol aumente em 10%.

Na avaliação de Newton Lima, com a lei será possível obter um equilíbrio maior nos preços do etanol e do açúcar. Ele acredita que também haverá mais estabilidade no horizonte de investimento dos empresários e, portanto, maior desejo de investir em produção e tecnologia, mais estabilidade nos empregos e melhor abastecimento no mercado de combustíveis.

Equipe PT na Câmara com assessoria do MDA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100