Izalci manobra para evitar debate entre Mendonça Filho e ex-ministros da Educação na Comissão da Reforma do Ensino Médio

1Fatima Rosario

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) acusaram nesta segunda-feira (28) o presidente da Comissão Especial que analisa a medida provisória da reforma do ensino médio (MP 746/16), deputado Izalci (PSDB-DF), de impedir o livre debate de ideias em relação ao tema. O deputado tucano separou em duas as audiências públicas na qual seriam ouvidos o atual ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), e os ex-ministros da Educação nos governos petistas, Fernando Haddad (prefeito de São Paulo), Aloizio Mercadante e Renato Janine Ribeiro.

Ainda como parte da manobra, o presidente da comissão abriu a audiência pública na manhã desta segunda, destinada a ouvir os ex-ministros da Educação, mesmo sabendo que os convidados não viriam. O gesto causou a revolta da deputada Maria do Rosário. Para a tarde foi confirmada a audiência pública onde o único convidado é o atual ministro, Mendonça Filho.        

“Se os ex-ministros tinham dificuldades em vir hoje (segunda), porque então marcaram essa reunião? E vossa excelência (se referindo ao deputado Izalci) ainda quer votar essa proposta amanhã (29)? O prazo legal é em março (de 2017), esse é o prazo do Brasil, e não este, imposto pelos senhores”, ao se referir ao presidente da Comissão e ao relator, senador Pedro Chaves (PSC-MS).

Ao passar recibo de que o debate entre o atual ministro da Educação e os anteriores não ocorreu para evitar eventuais questionamentos ao relatório final, o relator- que é aliado do governo ilegítimo de Temer- confirmou para esta terça (29) a leitura do parecer final sobre o assunto.

Para a senadora Fátima Bezerra, ao não promover o debate entre o atual e os ex-ministros da Educação, e preferir realizar reuniões separadas, o presidente da comissão demonstrou desrespeito à sociedade brasileira.

“Esse encaminhamento de vossa excelência (deputado Izalci) é equivocado. Essa é uma atitude de quem não quer promover o debate, que seria muito bom para o País. Transformar esse encontro (entre o atual e ex-ministros) em uma audiência pública separada foi um ato de desrespeito aos professores, aos estudantes e ao Brasil”, reclamou.

Como exemplo de como um debate entre visões diferentes poderia ter sido viabilizado, Fátima Bezerra destacou que o ex-ministro Mercadante já havia aceitado um encontro com Mendonça Filho sobre o tema. Ela disse ainda que para a reunião desta segunda pela manhã, Mercadante avisou por meio de sua assessoria, ainda na sexta-feira (25), que não poderia estar presente.  

Héber Carvalho

Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100