Foto: Rogério Tomaz Jr.
Os italianos Luca Mucci e Giorgio Bentani, ligados à ONG Engenheiros Sem Fronteiras, desenvolverão um projeto piloto de produção de hortaliças, em escala industrial, usando o método da hidroponia, que é técnica de cultivar plantas sem solo, e dispensando 80% da água, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
Os engenheiros italianos, acompanhados do secretário de infraestrutura do município de Pedro II, no Piauí, Raimundo Nonato, e da prefeita Neuma Café visitaram, na segunda feira (20), o deputado Assis Carvalho (PT-PI),para apresentar o projeto ao parlamentar, por sua luta em defesa da agricultura familiar. Eles solicitaram apoio para que a experiência seja realizada naquele município e depois expandida para outros municípios piauienses e para outros estados do Nordeste.
O deputado Assis Carvalho se comprometeu a apresentar a proposta à Empresa de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, para que a tecnologia seja testada pelos engenheiros da instituição pública e o projeto piloto em Pedro II sirva de modelo para o Piauí e o Nordeste.
Do Twiter do deputado Assis Carvalho