A deputada federal e defensora dos direitos humanos Iriny Lopes (PT-ES) será a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), pela presidente eleita, Dilma Rousseff.
A presidente Dilma reforçou a orientação que tem repassado à sua equipe de governo de trabalhar de forma integrada com os demais ministérios para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda, para promover os avanços que vão assegurar a melhoria de vida de todos os brasileiros.
Após aceitar o convite, Iriny disse que é uma honra ter sido escolhida Secretária Especial de Políticas para Mulheres e fazer parte do primeiro escalão do governo de Dilma. “Não estamos falando de qualquer governo, mas daquele que sucede o governo Lula e de forma ainda mais simbólica, já que, desta vez, o Brasil vai ser comandado por uma mulher, pela primeira vez em sua história. E eu estarei ajudando nessa condução. Não poderia estar mais feliz”, afirmou Iriny.
Perfil – Na Câmara, onde atuou por dois mandatos e foi reeleita em outrubro deste ano com 74.534 votos, Iriny Lopes teve atuação de destaque nas áreas de direitos humanos, políticas para as mulheres e minorias. Ela é a atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Uma das fundadoras do PT no Espírito Santo, atualmente Iriny faz parte da Excutiva Nacional do PT, respondendo pela Secretaria de Relações Internacionais do partido.
Equipe Informes, com agências