A desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e painéis de madeira encerra na próxima quarta-feira (31), no entanto, o governo federal decidiu manter alguns benefícios para o setor de painéis de madeira. A partir de abril, a nova alíquota IPI para os móveis será de 5% para todos os produtos.
O governo vai manter a taxa de 5% sobre os painéis de madeira – inclusive de madeira maciça -, aglomerados de madeira e placas laminadas.
Para o deputado Pepe Vargas (PT-RS), presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, a nova alíquota vai reaquecer o mercado. “O setor de painéis de madeira absorveu os resultados do IPI muito tardiamente, então esta é uma chance de equiparar todos os setores, reaquecendo este mercado, alimentando a competitividade e dando maiores condições de crescimento à industria que terá chance de diminuir o preço, tornando mais atrativo para os consumidores. Esta é a oportunidade de resgatar o mercado de móveis e manter a economia”, disse o deputado.
Antes da desoneração, a alíquota de IPI incidente sobre alguns itens, entre eles móveis estofados, era de 10%. De acordo com o Ministério da Fazenda o decreto com a especificação do IPI por código de produto será publicado até a quarta-feira, dia em que será encerrada a desoneração do IPI.
Equipe Informes com Ministério da Fazenda