Estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam também novo aumento dos rendimentos nos últimos três meses do ano
Estudo confeccionado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destaca cenário positivo para os salários dos trabalhadores no terceiro trimestre de 2024. A renda habitual média cresceu 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, com estimativas apontando para novo aumento no último trimestre do ano. Em outubro, a média dos rendimentos atingiu R$ 3.279, avanço de 1,8% desde julho.
Os dados constam no relatório Retrato dos Rendimentos do Trabalho – Resultados da PNAD Contínua do Terceiro Trimestre de 2024, divulgado há poucos dias pelo Ipea. O levantamento revela ainda que os trabalhadores por conta própria e sem carteira assinada apresentaram os maiores crescimentos interanuais: 5,1% e 6,5%, respectivamente.
Os celetistas privados obtiveram ganhos de 3,6% no terceiro trimestre, enquanto que os salários dos trabalhadores do setor público subiram 2,6%.
Justiça social
Os mais expressivas altas na renda foram observadas na região Nordeste (6,2%), especialmente para trabalhadores com idades entre 25 e 39 anos (4,1%) e ensino fundamental completo (5,3%).
Em 2023, os salários das mulheres chegou a subir acima daqueles recebidos pelos homens, o que não era visto em anos anteriores: no quarto trimestre, 4,2% contra 2,5% da renda habitual, informa o Ipea.
Por PT Nacional