IPEA: PIB brasileiro poderá crescer 6,5% este ano

26-05-10-Jose Guimaraes1-D1O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou hoje (29) pela terceira vez consecutiva, o Sensor Econômico, pesquisa mensal que expressa perspectivas dos principais indicadores macroeconômicos para o ano, conforme previsões ou projeções feitas por entidades do setor produtivo.

O resultado apontou tendência de crescimento para o país. O resultado do bimestre maio-junho indica que o Produto Interno Bruto (PIB) poderá crescer 6,5% este ano. Nas duas pesquisas anteriores, a taxa tinha sido de 5,2% e de 5,5%.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE) os dados revelam que o Brasil está no rumo certo. “O Brasil pode se tornar a 5ª economia do mundo e isso já é um bom começo. A tendência do país é continuar nesta trajetória de crescimento sem mudança de rota. Os vários pontos favoráveis como diminuição da pobreza, mais crescimento e distribuição de renda, fruto da ousadia econômica do governo Lula, isso tudo faz com que o Brasil esteja alcançando status de crescimento igualáveis aos países do primeiro mundo”, ressaltou o parlamentar petista.

Inflação – No que se refere à inflação, o Sensor Econômico revela que o índice do período foi de 5,5%, ligeiramente superior ao do bimestre anterior, mas ainda dentro da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de até 6,5%. Quanto à taxa básica de juros da economia (Selic), o setor produtivo espera que encerre o ano com 11,5%. Em reunião na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) corrigiu a taxa de 10,25% para 10,75% ao ano.

Outro sinal positivo apontado pelo setor é de expansão da taxa de crescimento de 15%. Segundo o economista João Sicsú , responsável pelo estudo do Ipea, proporcionalmente ao PIB, o país deverá alcançar investimentos 3,5% superiores aos do ano passado, no que se refere aos projetos da União e das estatais. Somando-se aos volumes esperados nos municípios e estados, o crescimento deverá ser de 5%, o maior dos últimos 15 anos.

De acordo com o economista, “a grande maioria desses investimentos deverá estar concentrada nas obras do PAC e da Petrobras”, disse Sicsú, referindo-se, no último caso à exploração do petróleo da camada do pré-sal.

Para destacar o bom desempenho da economia, Sicsú apontou a expectativa do sensor quanto à geração de empregos neste ano, que é mais de um 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, e quanto à movimentação do comércio exterior, com exportações de US$ 180 bilhões, acima do volume de importações (US$ 160 bilhões).

Equipe Informes com Agência Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também