IPEA mostra redução de 27% da vulnerabilidade social no Brasil nos últimos 10 anos

ipea reducaopobreza

Após dez anos de investimentos em políticas públicas e sociais por parte dos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) para os 5.565 municípios do país apresentou uma redução de 27% entre os anos de 2000 e 2010. Isto é o que revela o Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira (1º). Segundo os dados, em 2000, o IVS era de 0,446 – valor que deixava o país na faixa de alta vulnerabilidade social. Essa taxa caiu para 0,326 nos últimos 10 anos, que representa média vulnerabilidade social.

O Atlas da Vulnerabilidade Social permite observar a evolução de cada localidade no período estudado e identificar os territórios onde há situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social – algo essencial para a orientação de gestores públicos municipais, estaduais e federais.

A publicação do Ipea apontou também que a quantidade de municípios brasileiros com alta ou muito alta vulnerabilidade social caiu de 3.610 em 2000 para 1.981 em 2010. Já o número de municípios com baixa ou muito baixa vulnerabilidade passou de 638 em 2000 para 2.326 dez anos depois.

De acordo com o Ipea, a evolução mais nítida ocorreu nos estados das regiões Centro-Oeste (como a faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul), Norte (especialmente Tocantins) e Nordeste (com destaque para o sul da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e leste de Pernambuco).

Dados como aumento no número de emprego e renda, saúde, educação e serviço de coleta de lixo são indicadores que revelam a diminuição da vulnerabilidade social em grande parte dos mais de 5.000 municípios do País.

Para o vice-líder da Bancada do PT, deputado Afonso Florence (PT-BA) o levantamento realizado pelo Ipea “é resultado das politicas de valorização da renda trabalho, programas de inclusão produtiva, apoio ao cooperativismo em especial da agricultura familiar e das políticas transferência de renda, com o Bolsa Família”.

Ele avaliou também que os dados refletem ainda a implementação de política macro econômica voltada para o desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais. “É um resultado que comprova o acerto das políticas implementadas pelos governos comandados pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma”, considerou Afonso Florence.

Já a deputada Margarida Salomão (PT-MG) disse que a redução em 27% do IVS mostra “investimentos persistentes e profundos em políticas sociais transversais que redundam em melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”.

Para ela, o olhar do governo ao priorizar politicas públicas e sociais transformaram cidadãos vulneráveis em mais cidadãos. “Estamos muito mais confiantes porque, mesmo em momento de instabilidade, resultados como o apresentado pelo Ipea nos dá certeza de que o país vai trilhar no caminho certo”, asseverou Margarida Salomão.

Deficiência – O estudo revela também que existe um quadro de disparidades regionais, com a concentração de municípios na faixa de muito alta vulnerabilidade social. Essa disparidade é registrada na região Norte (Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia), no Nordeste (Maranhão, Alagoas e de Pernambuco e algumas cidades da Bahia).

Nesse sentido, o deputado Afonso Florence disse que a expectativa é conhecer essa realidade e dar continuidade à “curva virtuosa” que visa melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Benildes Rodrigues

Foto: divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100