Investimento em eventos esportivos indígenas cresce 100 vezes em três anos

AndresSanchez salu

O Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Evandro Garla, informou nesta quarta-feira (19), na Comissão de Esportes da Câmara, que o governo federal tem aumentado fortemente os investimentos em eventos esportivos indígenas no Brasil nos últimos anos. De acordo com o secretário, a liberação de recursos para atender as demandas das comunidades tradicionais saíram de R$ 100 mil, em 2012, e devem alcançar R$ 10 milhões até o final deste ano.

As declarações ocorreram durante audiência pública proposta pelo deputado Andrés Sanchez (PT-SP), que debateu ações, perspectivas e o legado que os primeiros Jogos Mundiais Indígenas deixarão para o fomento da prática esportiva entre os povos.

“O Ministério do Esporte tem cumprido o seu papel de apoiar a organização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, e também no investimento de eventos que promovem a prática esportiva entre as comunidades indígenas”, afirmou Evandro Garla.

Entre as principais ações da pasta, o secretário destacou a implementação do programa Esporte na Escola (em 69 unidades de ensino indígenas); e na realização dos Jogos de Arquearia Indígena do Amazonas para o Rio 2016 (em 2013), dos Jogos da etnia Pataxó (novembro de 2014) e dos Jogos do Xingu (julho de 2015).

A realização do I Fórum Nacional de Políticas Públicas Para os Povos Indígenas, que reuniu representantes de 190 etnias de todos os estados brasileiros, também foi uma ação que contou com o apoio do governo federal, por meio do ministério.

Ao lembrar as dificuldades para o poder público desenvolver ações esportivas para os povos indígenas, o deputado Andrés Sanchez destacou o benefício que os jogos trarão para as comunidades.

“Sei das dificuldades para incentivar o esporte. Se os governos não conseguem cuidar de forma adequada nem do esporte nas cidades, imagina nas aldeias. Mas vocês estão de parabéns pelo que fazem, e tenham a certeza de que o esporte é um dos principais meios para a amizade entre os povos”, ressaltou Sanchez aos líderes indígenas presentes.

Equipamentos- Já o deputado o deputado Ságuas Moraes (PT-MT), Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, reivindicou a construção de equipamentos esportivos nas aldeias.

“Em todas as comunidades indígenas que visito a questão do lazer do esporte é muito forte. Em todas que visito vejo um campo de futebol, mas sinto a falta de equipamentos públicos construídos pelo Estado”, observou o petista.

Ainda de acordo com o parlamentar, no estado do Mato Grosso existem 42 povos indígenas. E como alguns povos contam com mais de um território, seriam necessárias cerca de 50 quadras poliesportivas para beneficiar todas as etnias.

Também participaram do debate o Articulador dos Jogos Mundiais Indígenas, Newton Galache; o Coordenador Técnico dos Jogos Indígenas Pataxó, Karkaju Pataxó; e a Coordenadora do I Fórum Nacional de Políticas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas, Beleni Grando.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) compareceu à audiência pública.

Héber Carvalho

Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100