O Salão Verde da Câmara dos Deputados foi palco, nesta quinta-feira (28), de cenas de intolerância, desrespeito e afronta a deputados em plana atividade parlamentar e a profissionais de imprensa que faziam a cobertura do Congresso Nacional. As cenas foram protagonizadas por integrantes do grupo cibernético intitulado “Revoltados Online”. O grupo liderado por Marcello Reis, além de interromper a entrevista coletiva convocada pelo PT e pelo PSol, passou a agredir a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros deputados do PT, presentes no Salão Verde. Clique na imagem acima para assistir ao vídeo
Não bastassem as agressões e os xingamentos, o grupo descumpriu claramente normas de acesso da Câmara. Causou estranheza aos jornalistas que participavam da coletiva o fato de os representantes do “Revoltados Online”, embora com câmera e microfone, estivessem atuando como jornalistas sem as devidas credenciais profissionais, o que é proibido pela Casa. Outro ponto ainda sem explicação foi a permanência do chefe do grupo no Salão Verde da Câmara – amplo espaço anterior ao Plenário – onde é proibida a entrada, em dias de sessão de votação, sem roupas adequadas.
Pelas normas, nem mesmo servidores da Casa com crachás são liberados a entrar no Salão Verde sem o traje “passeio completo” – terno e gravata. Portando apenas credencial de visitantes, Marcello Reis circulava no espaço destinado a parlamentares e imprensa trajando jeans, tênis, boné e camiseta. Em meio à confusão, os “Revoltados Online” foram expulsos pelos jornalistas credenciados.
PT na Câmara