Intervenção na EBC pelo governo golpista de Temer será debatida na Comissão de Cultura

 MG 0736

Está longe do fim o debate sobre a intervenção sofrida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que ocorreu nos primeiros dias do governo golpista de Michel Temer. É que a Comissão de Cultura da Câmara, presidida pelo deputado Chico D’Ângelo (PT-RJ), aprovou, por unanimidade, o requerimento da deputada Margarida Salamão (PT-MG) que propôs uma audiência pública para debater a medida arbitrária praticada pelo governo golpista ao demitir o diretor-presidente da estatal, jornalista Ricardo Melo.

“A destituição somente é possível por grave desrespeito às regras que regem sua função e por deliberação do Conselho Curador, órgão da administração da EBC, e que conta com representantes do governo e da sociedade civil”, lembrou Margarida em sua justificativa.  Segundo ela, o conspirador rasgou a Constituição para tomar de assalto o poder da República, e violou o artigo 19 da lei 11.652/2008 – que criou a EBC e assegura um mandato de quatro anos ao diretor-presidente da estatal.

A deputada esclareceu ainda que o mandato do presidente da EBC não coincide com os mandatos de Presidentes da República.

“A EBC é uma empresa criada para desenvolver atividades de comunicação pública e, portanto, de caráter não mercadológico, político-partidário ou governamental. É empresa de comunicação pública de Estado, não de governo”, sustentou o texto apresentado pela deputada.

Para a audiência serão convidados especialistas sobre o tema e representantes da sociedade civil que participaram da criação da referida empresa. Entre eles, integrantes do Conselho Curador da EBC; da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública; da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec); da Comissão de Trabalhadores da EBC; da Associação dos Produtores Independentes de Rádio (Apraia) e Ricardo Melo, diretor-presidente da EBC, conforme estabelece a Lei 11.652/2008.

IPHAN – A Comissão de Cultura também aprovou requerimento da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do presidente do colegiado, Chico D’Ângelo em que solicitam a realização de uma audiência pública para discutir a manutenção do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura.

Benildes Rodrigues
Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100