Integridade física de mães e crianças é levada em conta na decisão sobre guarda compartilhada, aponta seminário

As experiências internacionais sobre a guarda compartilhada dos filhos apontam que a integridade física das mulheres e das crianças deve ser levada em consideração no momento da decisão. Essa foi a conclusão das duas especialistas que participaram da segunda mesa do seminário internacional Guarda Compartilhada: Leis, Justiça, violências e Conflitos, na tarde desta terça-feira (27), na Câmara dos Deputados. Parte da campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, o debate teve como foco as experiências internacionais sobre a guarda compartilhada. A reunião foi presidida pelas deputadas Ana Perugini (PT-SP) e Benedita da Silva (PT-RJ).

Para a mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília Marília Lobão estudos internacionais apontam que a guarda compartilhada “não é adequada para crianças de tenra idade, principalmente nos casos em que as crianças são cuidadas por apenas uma pessoa, geralmente a mãe”. “Quando os pais têm o habito conjunto de cuidar das crianças, dar banho, trocar fralda, pentear cabelo, vestir roupa, brincar, a guarda compartilhada pode ser ótimo”, explicou.

A psicóloga disse ainda que as experiências internacionais apontam que a guarda compartilhada também não é aconselhada quando existe histórico de violência familiar. “As pesquisas demonstram que a probabilidade dessa violência continuar, seja física ou emocionalmente, é muito grande”, apontou. Ela criticou ainda a forma como a guarda compartilhada é decidida no Brasil, ao destacar que os cuidados com as crianças não são levados em conta.

“Muitos homens acabam terceirizando o cuidado de seus filhos durante a guarda compartilhada para madrastas, namoradas e até a família deles”, acusou. Em contrapartida, Marilia Lobão destacou que essa guarda pode ser saudável nos casos de separação em que os homens participam ativamente dos cuidados com os filhos.

“Se o pai ajudava a cuidar do filho, não há uma mulher sequer que reclame da guarda compartilhada”, argumentou. A especialista da UnB ressaltou ainda que existem pais maravilhosos, mas destacou que a maioria não foi educada para participar dos cuidados com os filhos. “Convenhamos, desde crianças as mulheres já exercitam esse cuidado quando ganham as suas primeiras bonecas”, explicou.

Para a psicóloga Marilia Lobão, para evitar aprimorar a Lei da Guarda Compartilhada (Lei 13.058/14) bastaria verificar quem era responsável pelos cuidados diários com o filho. “A decisão da guarda compartilhada deveria levar em conta a rotina da criança durante o casamento de seus pais, para identificar se o pai cuidava efetivamente da criança ou se deixava apenas para a mãe. É fácil de resolver”, argumentou.

Alienação parental – Ao analisar a situação da questão da guarda compartilhada, a representante do Comitê Latino Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) Myllena Calasans disse que em outros países o tema é tratado de forma diferente. Ela enfatizou que nos países da América Latina não existe lei sobre a alienação parental, geralmente utilizada contra a mulher no pedido de guarda compartilhada.

Em discurso enviado previamente à mesa diretora do seminário, a presidenta da Comissão de Direitos Humanos do México, Perla Gómez Gallardo, revelou que em seu país uma lei que previa a alienação parental foi revogada por desrespeitar os direitos das mulheres e das crianças. O documento foi derrubado em 2017 por “agredir os direitos humanos das crianças ao usá-las em um conflito conjugal, além de potencializar a vulnerabilidade histórica e os efeitos discriminatórios contra as mulheres”.

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100