Instituto Lula divulga documento com histórico dos 25 anos dedicados à transformação social do Brasil

institutolula

O Instituto Lula divulgou neste mês de julho relatório das atividades realizadas pela instituição desde 1990 quando o ex-presidente Luiz Inácio da Silva criou o Instituto de Estudos e Pesquisas dos Trabalhadores (Ipet), que mais tarde se transformou no Instituto Cidadania e, depois, em Instituto Lula. O documento, além de trazer documentos, mapas e gráficos das ações cumpridas pelo ex-presidente da República e pela equipe da entidade, mostra a trajetória de Lula na promoção dos direitos dos trabalhadores, na inclusão social e na conquista da democracia no País.

O relatório resgata as viagens realizadas por Lula desde 1993, quando se iniciaram as Caravanas da Cidadania, até 2015, como líder mundial contemplado em diversas instituições internacionais e homenageado em diversos países. “As viagens foram financiadas graças à colaboração de dezenas de pessoas físicas e jurídicas e a acordos firmados com instituições internacionais”, afirma Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula.

Okamotto destaca que o Instituto Lula é uma referência para os que lutam pela paz, pela consolidação da democracia, pela cooperação entre os povos de todo o mundo e se unem no combate à fome e à miséria. E acrescenta que o objetivo da publicação é formalizar e reafirmar os propósitos da atuação da entidade, no momento em que o Instituto Lula completa quatro anos de vida.

Atividades – O Instituto Lula atua para compartilhar e debater as experiências bem-sucedidas de políticas públicas, programas sociais e iniciativas em defesa de justiça e da inclusão social. A combinação, nos últimos anos, de desenvolvimento econômico com democracia e combate à exclusão, no Brasil, tornou-se referência para lideranças de várias partes do mundo, especialmente da África e América Latina.

Nesses quatro anos, o ex-presidente Lula e os diretores do instituto receberam embaixadores de 37 países africanos e de nove da América Latina, além de representantes dos Estados Unidos, da França, do Canadá, da China, entre outros. O Instituto Lula participou ou ajudou a organizar dezenas de encontros, palestras, seminários e debates no Brasil e em outros países. Também firmou acordos, parcerias
e convênios com institutos, ONGs e organismos multilaterais.

O ex-presidente Lula, nos últimos quatro anos, fez dezenas de viagens pelo Brasil e 77 viagens internacionais participando de atividades políticas, sociais, culturais e de eventos empresariais, sempre defendendo o Brasil, o potencial de desenvolvimento do País e as políticas sociais que melhoraram a vida de dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras. Lula esteve na Índia, nos Estados Unidos, na França, na Itália, na Alemanha, na Espanha, em 16 países latino-americanos e em 10 países da África.

Histórico – O documento divulgado pelo Instituto Lula relembra que tudo começou com o chamado “Governo Paralelo”, um instrumento de ação política para o exercício de uma oposição qualificada ao recém-empossado governo Collor. Esse movimento resultou na elaboração de diversas propostas de alcance estratégico. E, no dia 7 de setembro de 1990, essas atividades deram origem ao Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores, Ipet, presidido por Lula. Entre seus principais objetivos estava o de “analisar políticas governamentais nas áreas da educação, saúde e cultura, elaborando propostas alternativas orientadas pelos interesses dos trabalhadores”.

Em setembro de 1993, o Ipet passou a se chamar Instituto de Pesquisa e Estudos da Cidadania. E foram dos debates e das iniciativas do Instituto Cidadania que surgiram projetos como o Fome Zero; o Projeto Moradia; o Projeto Energia Elétrica; o Projeto da Juventude e outros que serviram de base para programas e políticas públicas adotadas pelos governos do ex-presidente Lula, como o Fome Zero; o Bolsa Família, o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, o Programa Luz Para Todos e o Projovem.

Ao terminar o segundo mandato presidencial, em janeiro de 2011, Lula retomou as atividades do Instituto Cidadania, com a perspectiva de aprofundar o processo de transformação social iniciado no Brasil em 2003. Nessa nova fase, o instituto, que a partir de agosto passou a se chamar Instituto Lula, buscou três áreas de atuação que caracterizavam a projeção internacional do Brasil no governo Lula: o aprofundamento das relações com os países da África, o avanço da integração latino-americana e o combate à fome no mundo.

Prêmios – Durante e depois do mandato presidencial, Lula foi agraciado com 93 tí-
tulos de doutor honoris causa de universidades brasileiras e internacionais, dos quais já recebeu 28, entre eles o da Sciences Politiques, de Paris, e das Universidades de Salamanca, Coimbra e San Marcos, do Peru a mais antiga das Américas. Também recebeu dezenas de prêmios internacionais, destacando-se o World Food Prize (EUA), o Indira Gandhi (Índia), o Africare (EUA) e o prêmio Lech Walesa (Polônia).

A íntegra do documento pode ser lido no link: 25 anos dedicados à transformação social Histórico e Relatório de Atividades.

PT na Câmara com Instituto Lula

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100