Instituto Futuro é criado e homenageia legado de Marco Aurélio Garcia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (15) do lançamento do Instituto Futuro Marco Aurélio Garcia. Lula será patrono da instituição, que foi batizada em homenagem à memória de Marco Aurélio Garcia e homenageia seu legado pela integração latino-americana.

O Instituto é fruto de uma parceria entre a Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET), de Buenos Aires, e o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO). A instituição ficará sediada na Argentina e terá como foco o desenvolvimento compartilhado e a integração latino-americana e caribenha. Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência, será diretor da organização. A coordenação executiva ficará a cargo do professor e jornalista argentino Martín Granovsky.

Durante o evento, que ocorreu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, Lula destacou a importância da iniciativa na atual conjuntura política da América Latina. “Nós vivemos o período mais progressista e democrático da América Latina e agora estamos vendo ela se deteriorar”, afirmou o ex-presidente. “Durante 500 anos a América Latina aprendeu a ser inimiga. Houve a cultura da divisão entre nós. E nesse mundo de hoje em que ninguém quer se relacionar com países pobres, nós então aprendemos aqui na América Latina que se nos entendermos, a chance de melhorarmos a qualidade de vida do nosso povo é muito maior”, destacou.

Neste cenário, o Instituto Futuro Marco Aurélio Garcia vem atender a necessidade de uma profunda reflexão sobre os planos para a região. Entre os objetivos está avaliar o que fizeram de melhor durante os governos progressistas, com que obstáculos se defrontaram, quais foram as razões de seus êxitos e também de seus reveses, além dos desafios atuais de nossas sociedades. “A lição do que foi a região durante nossos governos progressistas e da situação que está agora ajuda a valorizar a integração. E, pelo Instituto Futuro, também vamos poder criar novos quadros políticos para dirigir a América Latina”, ressaltou Lula.

Lula.com.br

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também