Instalada CPI que vai investigar turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes

erica0304Foi instalada, nesta terça-feira (3), a comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a apurar denúncias de turismo sexual e de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

A CPI será presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e terá como relatora a deputada Liliam Sá (PSD-RJ). O prazo inicial de trabalho do órgão será de 120 dias, com possibilidade de prorrogação.

Erika Kokay informou que a CPI pretende elaborar um diagnóstico sobre a situação destes temas e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da legislação destinada a proteger crianças e adolescentes, bem como punir os responsáveis pelos crimes que serão objeto de investigação da CPI.

“O poder público tem um bom acúmulo de dados sobre o turismo sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes, mas a CPI poderá elaborar um diagnóstico atual desta situação e contribuir para melhorarmos a legislação que nos permitirá superar estas mazelas sociais”, declarou Erika.

A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), integrante da comissão, acrescentou que os grandes eventos que o Brasil realizará nos próximos anos farão parte da agenda de trabalho do órgão. “Estamos próximos da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos e precisamos estar atentos para que estes eventos não ampliem o problema, que já é muito grave, do turismo sexual e da exploração de crianças e adolescentes”, disse Dalva.

“Preparar o Brasil para a Copa do Mundo não se resume a preparar estádios e infraestrutura das cidades. Também será necessário garantir as condições para que nós não tenhamos crianças e adolescentes vítimas do turismo sexual”, complementou Erika Kokay.

Para o deputado Luiz Couto (PT-PB), que também integra a CPI, as investigações do órgão devem ser respeitadas. “Não pode haver influência política no trabalho da CPI, que deve ter autonomia para apurar e denunciar os esquemas de exploração sexual infanto-juvenil e de turismo sexual, bem como as suas ligações com grupos políticos poderosos”, enfatizou o deputado paraibano.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e o deputado Padre Ton (PT-RO) também participarão da CPI.

Tráfico de pessoas – Também foi instalada nesta terça-feira a CPI que vai investigar o tráfico de pessoas no Brasil. Participam desta comissão os deputados petistas Luiz Couto, Miriquinho Batista (PT-PA), Nelson Pellegrino (PT-BA) e a deputada Erika Kokay.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também