Inovação: Energia do biogás poderá ser alternativa para pequenos agricultores

itapirangaLUCI

A partir desta segunda-feira (2), serão iniciadas as pesquisas para implantação de uma central de geração de energia a partir do biogás, no município de Itapiranga (SC). No sábado, dia 31, a deputada Luci Choinacki (PT-SC), acompanhou, na Câmara de Vereadores do município, a solenidade de assinatura dos termos de cooperação entre a prefeitura e a Associação de Defesa da Cidadania, Energia e Meio Ambiente – Bio-Energia.

A Eletrosul, junto de outras seis importantes instituições do meio acadêmico e científico, irá implantar uma central de geração de energia de até 400 kilowatts (kW), que será abastecida pelo biogás produzido em 12 propriedades de criação de suínos. Com esse projeto, a empresa se propõe a aprofundar as pesquisas na área e contribuir para o avanço do aproveitamento energético da biomassa no País.

Para a deputada Luci, o projeto deve servir como exemplo. “O projeto, além da geração de energia, também irá gerar conhecimento e renda. Os dejetos de suínos que são altamente poluentes e nocivos ao meio ambiente irão gerar energia e também economia. Um projeto piloto que será um novo modelo e uma nova alternativa de geração de energia”, ressalta a deputada que parabenizou todos os envolvidos no projeto.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também esteve presente na cerimônia de assinatura.

De acordo com o gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrosul, Jorge Luis Alves, durante três anos serão desenvolvidas pesquisas para, depois, iniciar o processo de geração de energia, através do biogás.

O custo do projeto será de, aproximadamente, R$ 10 milhões. “Através da geração dos 400 kW de energia, será possível viabilizar energia elétrica para cerca de 30 residências”, disse Alves.

Os biodigestores já estão instalados em 10 propriedades localizadas na comunidade Santa Fé Baixa, de Itapiranga. Outros dois também serão instalados, em breve. “A partir desta segunda-feira, os pesquisadores terão 45 dias para fazer as pesquisas nos 10 biodigestores já instalados”, ressaltou Alves.

Depois desta primeira fase, será feita a avaliação para instalação de outros dois biodigestores e, na terceira etapa, o estudo para a instalação do gasoduto. “Buscamos novas soluções, tanto para o processo de biodigestão, como para o transporte de gás de baixa pressão, e apresentar alternativas economicamente viáveis e adequadas à realidade de pequenos agricultores”, disse Alves.

A pesquisa envolverá cerca de 60 pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Fundação Certi, Instituto de Tecnologia Aplicada Itaipu, Fundação de Pesquisa Tecnológica Itaipu e Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).

 

Foto: Assessoria Parlamentar 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também