Uma emenda parlamentar ao Orçamento da União permitiu disponibilizar R$ 9,7 milhões para quatro projetos estruturantes da rede do pescado no Mato Grosso do Sul (MS). O autor da emenda, deputado Vander Loubet (PT-MS), destacou a necessidade de atender a cadeia produtiva do pescado pelo enorme potencial da região e pelos avanços nos estudos e nas pesquisas desenvolvidas.
Os projetos foram executados por pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e vão permitir que o peixe seja transformado em um bom negócio na região da Grande Dourados. Os recursos deverão ser empenhados já no início de 2011.
Com a verba destinada aos projetos, a UFGD pretende consolidar o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura no estado, integrar os pescadores de pequena escala à cadeia produtiva do pescado, fortalecer a indústria pesqueira e a agregação de valor ao pescado de MS, promover a incubação de empreendimentos de economia solidária do segmento da aquicultura familiar e da pesca profissional artesanal, desenvolver estudos socioeconômicos e ambientais para o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura e apoiar processos de formação profissional e capacitação.
“Esse projeto está estruturado e a nossa ideia é investir em educação, ciência e tecnologia, principalmente no que diz respeito à logística. A região tem potencial e o primeiro passo estamos dando, que o é de garantir recursos para a execução do projeto. É fundamental a sociedade perceber a contribuição da UFGD até na melhoria de renda dessa população”, enfatizou Vander Loubet.