Inércia do governo Bolsonaro aprofunda desemprego e crise econômica, denunciam petistas

Os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Nelson Pellegrino (PT-BA) atribuíram hoje (19) ao governo neoliberal e de extrema direita Jair Bolsonaro o incremento da crise econômica e de desemprego no País. Um dado revelador do quadro desastroso atual é que a taxa de investimentos no Brasil caiu para o menor nível em mais de 50 anos. Pelo Twitter, os deputados Pellegrino  e Zarattini lamentaram o resultado. Eles apontaram que não é possível vislumbrar melhora nesse índice com a política econômica ortodoxa e antinacional adotada pelo governo Bolsonaro.

“O governo ultraliberal de Bolsonaro/Paulo Guedes, confiantes cegos no mercado, levou o Brasil à menor taxa de investimento público dos últimos 50 anos. Resultado: recessão e desemprego recorde!”, afirmou Pellegrino.

Na mesma linha, Carlos Zarattini lembrou que “em 6 meses, o governo Bolsonaro não conseguiu um único dado positivo na Economia”. “Agora, taxa de investimentos caiu para o menor nível em mais de 50 anos. 1º trimestre de 2019, taxa recuou para 15,5% do PIB. Essa política econômica de Guedes e banqueiros é um desastre”, acusou.

Desastre econômico e social

Também chamada de formação bruta de capital fixo (FBCF), que inclui o que se investe em máquinas e equipamentos, construção civil e inovação, foi para 15,5% do Produto Interno Brito (PIB) no primeiro trimestre de 2019, contra 15,8% no trimestre anterior.  No final de 2013, antes do início da recessão, estava em 20,9%. O levantamento do economista Manoel Pires, coordenador do Observatório de Política Fiscal do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Os aportes públicos, especificamente, caíram de 4,06% em 2013 para 1,85% do PIB em 2017 (nível mais baixo já registrado no país), passando para 2,43% em 2018. Os investimentos privados recuaram de 16,85% em 2013 para 13,39% em 2018.

Os investimentos públicos tendem a cair cada vez mais no governo Jair Bolsonaro, que manteve a vigência da PEC do Teto dos Gastos. A proposta, aprovada no governo Michel Temer, congela os investimentos públicos por 20 anos. Neste período o investimento de uma ano deve corresponder ao do ano anterior, somente corrigido pela inflação, impedindo qualquer ação governamental para tirar o país do atoleiro econômico.

Outro estudo do Ibre, dos economistas Marcel Balassiano e Juliana Trece, apontaram que, no ano passado, 152 de um total de 172 países registraram uma taxa de investimento maior que a do Brasil. De acordo com as estatísticas, a taxa média global (26,2%) ficou foi 10 pontos percentuais maior do que a do Brasil em 2018.

A baixa taxa de investimento soma-se a previsões oficiais abaixo de 1% sobre expansão do PIB para 2019, o que pode deixar o brasil em recessão.

 

Brasil 247 e PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100