Indicadores mostram retomada de crescimento econômico

 

grafico2112 D1A economia brasileira cresceu mais do que o esperado em junho, indicando que a atividade já estava dando sinais de recuperação. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,75% em junho frente a maio. É a maior elevação mensal desde março de 2011 (quando a expansão ficou em 1,47%).

Com o resultado de junho, o segundo trimestre encerrou com alta de 0,38% na comparação com o 1º trimestre. Nesse caso, houve desaceleração sobre janeiro e março, que havia apresentado alta de 0,63% sobre o quarto trimestre de 2011. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia – serviços, indústria e agropecuária.

Para o deputado Décio Lima (PT-SC), vice-líder da Bancada do PT na Câmara, o índice demonstra que a política econômica do governo Dilma Rousseff caminha no rumo certo. “O conceito que o governo da presidenta Dilma definiu na proteção da economia nacional frente à crise internacional está extremamente correto. Com isso, estamos vendo a materialização, na prática, de uma máxima que, de certa forma, por muitas décadas, os economistas mais ortodoxos não assimilaram que é crescer dividindo o bolo”, ressaltou o petista.

Segundo dados revisados pelo BC, após ter recuado 0,01% em maio ante abril, o IBC-Br voltou a mostrar força. O governo tem tomado diversas ações para estimular a economia, afetada pela crise internacional e vai acelerar o passo a partir do segundo semestre.

Nesta semana, outros dados econômicos já haviam mostrado sinais de recuperação, como as vendas no varejo brasileiro, que surpreenderam ao registrar alta de 1,5% em junho ante maio, muito acima da expectativa do mercado de recuo de 0,3%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo vai continuar a tomar medidas para garantir a retomada do crescimento da economia brasileira. “Posso assegurar que continuaremos a tomar medidas de estímulo e a aumentar a competitividade da economia. Não descansaremos enquanto o crescimento vigoroso não estiver novamente intrincado no País”, ressaltou.

Mantega destacou que, para estimular os investimentos, o governo tem reduzido impostos e oferecido crédito a valores baixos. “Para viabilizar esses investimentos, temos oferecido uma série de estímulos, sobretudo desonerações e financiamento do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] com prazos longos e juros reduzidos”.

Entre as ações do governo, o ministro citou o Programa de Investimentos em Logística que fará concessões de rodovias e ferrovias, além da ampliação do limite de endividamento de 17 estados em R$ 42,2 bilhões.

Emprego – Outro sinal também foi dado na quinta-feira, com a criação de 142.496 postos de trabalho formal em julho, superando o desempenho de junho, quando a oferta de vagas foi de 120 mil empregos.

Equipe PT na Câmara com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também