Indicação de Alexandre de Moraes ao STF pretende “estancar a sangria” da Lava Jato, denunciam petistas

alexandre stf3

Parlamentares da bancada do PT na Câmara manifestaram, nesta terça-feira (7), indignação e perplexidade com a indicação do atual ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para a vaga aberta no STF com a morte de Teori Zavascki. Pelas redes sociais, os petistas acusaram o presidente ilegítimo e golpista Michel Temer de querer, com a indicação, obter proteção na Suprema Corte para ele e vários de seus ministros, citados em delações na Lava Jato.

Segundo as delações da Lava Jato que vazaram para a imprensa, estariam envolvidos o próprio presidente Michel Temer (citado 43 vezes em apenas uma dessas delações) e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria Geral da presidência da República, Moreira Franco – todos do PMDB – e o ministro das Relações Exteriores, José Serra, do PSDB.

Já os ministros da Saúde, Ricardo Barros (PP); da Educação, Mendonça Filho (DEM); das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) e da Defesa, Raul Jungmann (PPS), têm seus nomes citados na planilha de “contribuições” da Odebrecht, apreendida na sede da empresa pela Polícia Federal durante a 23ª fase da Lava Jato.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), Alexandre Moraes foi indicado “com o objetivo de estancar as investigações na Lava Jato contra o PMDB e o PSDB” no STF. “Eu espero que o Senado rejeite essa indicação e que outra pessoa mais qualificada possa ser indicada para o cargo”, cobrou.

Na mesma linha, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e o deputado Rubens Otoni (PT-GO) rechaçaram a indicação. A parlamentar carioca disse em sua conta no Twitter que “Alexandre de Moraes no STF é uma imoralidade”. Já o deputado goiano afirmou que “é inaceitável que o presidente indique alguém da sua própria equipe para o STF”. “Isso colocará sob suspeita a própria ação do Tribunal”, observou.

Os deputados Valmir Prascidelli (PT-SP) e Pedro Uczai (PT-SC) também destacaram a suspeita de que a indicação de Alexandre Moraes tenha como único objetivo proteger o governo Temer da Lava Jato. “Alexandre Moraes para a vaga de Teori Zavascki no STF, parece ser apenas mais uma peça para blindar o governo de Temer”, disse Prascidelli. Por sua vez, o parlamentar catarinense ressaltou que “cada vez mais avança a operação ‘estancar a sangria’ (da Lava Jato) ”.

Já o deputado Zé Geraldo (PT-PA) disse que “a indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo é o ápice da desfaçatez de um governo ilegítimo e nebuloso! ”.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) observou ao longo de várias observações no Twitter que a indicação de Alexandre Moraes é uma consequência do golpe desferido contra a presidenta Dilma Rousseff e que “o STF será ferido por morte” caso a sugestão seja acatada. “Não restará nenhuma confiança, segurança e respeito por qualquer decisão tomada pela Suprema Corte, contaminada pela indicação golpista”, destacou o deputado gaúcho.

Também se manifestaram nas redes sociais contra a indicação de Alexandre Moraes os deputados petistas Ana Perugini (SP), Caetano (BA), Enio Verri (PR), Jorge Solla (BA), Luiz Couto (PB), Luizianne Lins (CE), Robinson Almeida (BA) e Valmir Assunção (BA).

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também