Incremento na transparência das contas do governo é diferencial, afirma PT

portal_da_transparenciaAs novas medidas de transparência no uso de verbas públicas lançadas pelo governo Lula na quinta-feira à noite, em rede nacional de televisão, representam um passo importante na consolidação do país como uma grande democracia e são um diferencial em relação às gestões anteriores no país, segundo avaliações de parlamentares nesta sexta-feira.

Com a consulta ao “Informações Diárias”, do Portal da Transparência, o cidadão poderá obter dados detalhados e atualizados diariamente sobre os atos das unidades gestoras do Executivo federal na execução das suas receitas e despesas.

A nova ferramenta foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e o Serpro.

Segundo o ministro da CGU, Jorge Hage, a gestão transparente do dinheiro público é a melhor vacina contra a corrupção e o desperdício. “Só um governo que não tem o que esconder do povo e que não tem compromisso com o erro pode fazer o que o governo Lula fez nos últimos sete anos em favor da transparência”, disse.

Sem citar nomes, o ministro criticou o governo anterior, do PSDB. “Não quero me deter em comparações com o passado, mas é impossível deixar de lembrar que nada disso, ou praticamente nada disso, em matéria de transparência pública, existia antes de 2003”, disse.

O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), afirmou que a comparação com o governo anterior revela avanços significativos em transparência pública durante a gestão do presidente Lula. “Avançamos muito na construção de um estado democrático de direito, com preocupação com a participação e o acompanhamento dos dados por parte da população. Esse é um diferencial importante e a transparência do governo é um passo a mais na consolidação desse avanço”, disse.

Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), publicar dados claros que permitam o acompanhamento do orçamento evita, inclusive, que o cidadão seja levado ao erro e considere que uma determinada obra não é realizada por falta de repasse de verbas. “Detalhar onde e como está sendo investido o dinheiro público é uma medida positiva para a sociedade. Com uma administração de contas abertas o cidadão pode verificar, por exemplo, se as obras estão em dia ou se faltou contrapartida por parte do estado ou município”, afirmou.

Com a medida, todos os estados e as prefeituras dos 273 municípios com mais de 100.000 habitantes estão obrigados a abrir suas contas para que os cidadãos possam acompanhar o que é feito com o dinheiro público. Já o governo federal, que exibe as contas mensalmente desde 2004, passará a fazer isso diariamente.

No que diz respeito ao gastos do Executivo federal estarão disponíveis informações sobre a receita e os atos praticados em todas as fases necessárias à realização da despesa (empenho, liquidação e pagamento). Isso permite que cidadão possa conhecer, em detalhes, como o governo federal executa seu orçamento.

Segundo a CGU, isso significa uma abertura completa dos dados do Siafi (sistema informatizado de acompanhamento de gastos federais, cujo acesso é feito atualmente mediante senha) em linguagem compreensível pelo cidadão. O endereço para que os cidadãos fiscalizem o uso do dinheiro público é o www.portaltransparencia.gov.br.

Equipe Informes com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100