Inadimplência das empresas é a menor dos últimos seis anos, indica Serasa

05-05-10-pepe vargas-D1A melhora na atividade econômica observada nos últimos meses levou o índice da inadimplência entre as empresas a cair 9%, se comparados o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2009. Segundo a Serasa Experian, o resultado semestral é o melhor registrado desde 2005.

A quantidade de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas em junho deste ano foi 7,2% menor do que a registrada no mesmo mês do ano passado e 5,8% abaixo da inadimplência registrada em maio passado. Apesar disso, o valor médio das dívidas não honradas entre janeiro e junho deste ano subiu 3,3% além do valor médio registrado no primeiro semestre de 2009, atingindo R$ 4.744,44.

De acordo com um dos coordenadores do levantamento, Luiz Rabi, a menor inadimplência é consequência, entre outros fatores, da retomada do crescimento econômico após o país ter sofrido, em 2009, os reflexos da crise financeira mundial.

“Com a melhora as empresas passaram a vender mais, lucrar mais e ter melhores condições de saldar suas dívidas”, afirmou Rabi à Agência Brasil, explicando que a redução da inadimplência tem importante reflexo sobre a política monetária, já que, com o menor risco de calotes, o juro médio cobrado pelos empréstimos financeiros feito às empresas tende a cair, como já vem ocorrendo.

E mesmo com evidências de que um processo de desaquecimento econômico tenha se iniciado no segundo trimestre – ontem (28), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, anunciou que, em junho, a utilização da capacidade instalada pelas indústrias ficou abaixo da registrada em maio – a Serasa Experian sustenta que a perspectiva é de que a inadimplência das empresas continue caindo gradualmente ao longo do ano.

O deputado Pepe Vargas (PT-RS) avaliou que o resultado da pesquisa é um reflexo do melhor momento econômico brasileiro. “Com o mercado interno aquecido, as empresas tiveram melhores condições de saldar compromissos”, disse.

Segundo ele, a queda da inadimplência é importante “na medida que pode também acarretar queda de juros para crédito” disse.

Para Pepe Vargas, apesar de uma esperada desaceleração, a economia deverá manter uma atividade considerável.. “A desaceleração se dá em relação ao primeiro semestre, que ‘bombou’ . Agora, é esperado um gradual desaquecimento até porque os incentivos para o crescimento do consumo (redução de impostos) que foram adotados como medida anticíclica já foram retirados”, acrescentou.

Equipe informes com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100