Inadimplência cai 13% em agosto impactada por emprego, diz SPC

A inadimplência dos consumidores caiu 13,16% em agosto em comparação com julho. Em comparação com o ano passado, a queda foi de 1,38%. No acumulado do ano, a redução da inadimplência foi de 8,8%. Segundo levantamento da Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a queda foi provocada pela recuperação do emprego e o aumento da massa salarial do trabalhador.

Para o presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu, a redução também teve o impacto do 13º salário e da restituição do Imposto de Renda para um grupo de consumidores. Segundo Alfeu, também influenciaram o resultado a queda na taxa básica de juros (Selic) e a melhora na oferta de crédito. Roberto Alfeu disse acreditar que a recuperação econômica do país começa a refletir na redução de dívidas do consumidor. Ele destaca a redução no percentual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) adotada pelo governo para combater a crise e a ampliação do número de meses para recebimento do Seguro Desemprego estão entre as medidas medidas que aumentaram o dinheiro em circulação e favoreceram a redução do endividamento do público.

Na avaliação do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), “todos os dados da economia estão convergindo em direção a um quadro cada vez mais forte de recuperação da economia brasileira”, disse.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também