Imprensa faz cobertura sensacionalista e parcial do Congresso, diz Genoino

saulocruz_genoinoO deputado José Genoino (PT-SP) afirmou nesta terça-feira (4) que a cobertura da imprensa brasileira sobre os acontecimentos do Congresso Nacional é sensacionalista. De acordo com o parlamentar, que participou do V Conferência Legislativa sobre a Liberdade de Imprensa, não é papel do governo regular a imprensa, entretanto, o mínimo que se deve assegurar é o direito de resposta e à isenção.

A conferência, que teve como tema a mídia e a democracia participativa, foi promovida pela Câmara dos Deputados.

“A cobertura que a mídia faz do Congresso é muito do espetáculo e da parcialidade. A informação é um bem público e todos precisam ter acesso a ela. Sou contra qualquer restrição à mídia e defendo a mais ampla liberdade de imprensa. Entretanto, é preciso haver direito de resposta. Para isso, é fundamental a liberdade de imprensa e a democracia representativa”, afirmou.

O parlamentar destacou a importância de a sociedade, governos e profissionais do setor discutirem os rumos da comunicação no país. “A mídia não pode ser regulada por nenhum poder, tem que ser livre e se auto-regular. Temos que ouvir e discutir com a sociedade. Isso não significa que vá virar lei ou política de governo. Temos que desenterditar o país, discutir tudo, índios, direito das mulheres, igualdade racial, reforma agrária e comunicação”, disse.

Democratização – Na avaliação do deputado Paulo Delgado (PT-MG), apesar dos exageros, a imprensa tem cumprido o seu papel na democratização da comunicação no país. Paulo Delgado também é contra a regulação do setor. “Essa velocidade do mundo não vai dar tempo para quem quer controlar a imprensa. O melhor da auto-regulação é que ela seja rigorosamente resultado de acordos, reuniões, conferências e debates entre leitores, imprensa e usuários”, disse.

De acordo com o parlamentar, que participou do painel sobre o papel dos meios de comunicação no aperfeiçoamento da democracia representativa, a imprensa ajuda a melhorar até mesmo a política brasileira. “É preciso rejeitar a síntese imobilizadora da imprensa. Existem erros, mas a regra é que a imprensa acerta, e nisso ela melhora a democracia brasileira e melhora também a política”, afirmou.

Edmilson Freitas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100