Imprensa e líderes mundiais rechaçam tentativa de golpe bolsonarista

A democracia brasileira e o governo Lula receberam apoio de governos das mais variadas partes do planeta, como dos Estados Unidos, da Rússia, da China e de nações europeias e latino-americanas;

O mundo acompanhou e rechaçou com veemência os ataques terroristas e golpistas realizados por apoiadores de Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal no domingo (8).

Tanto a imprensa internacional quanto governos das mais diversas nações usaram duras palavras para repreender a tentativa de golpe de Estado e ressaltaram o apoio ao governo do presidente Lula e à democracia brasileira.

LEIA TAMBÉM: Em nota, chefes de poderes repudiam ato terrorista e defendem democracia

Ainda no domingo, presidentes de países vizinhos se manifestaram. O argentino Alberto Fernández expressou “repúdio” ao que ocorreu em Brasília e declarou “apoio incondicional a Lula diante dessa tentativa de golpe de Estado”. 

O presidente chileno, Gabriel Boric, também não demorou a se manifestar: “O governo do Brasil conta com todo o nosso apoio frente a este covarde e vil ataque à democracia”, escreveu nas redes sociais.

Já o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, chamou de “reprovável e antidemocrática a tentativa golpista dos conservadores do Brasil, incitados pela cúpula do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos”. E completou: “Lula não está só, conta com o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e do mundo”.

O líder dos Estados Unidos, Joe Biden, que viajou no domingo ao México, também rechaçou o terrorismo bolsonarista. “Eu condeno o ataque contra a democracia e contra a transferência de poder pacífica no Brasil. As instituições democráticas brasileiras têm todo nosso apoio e a vontade dos brasileiros não pode ser minada. Estou ansioso para continuar trabalhando com Lula”.

LEIA TAMBÉM: Veja o decreto de Lula determinando intervenção na Segurança Pública do DF

Europa, Rússia e China

O apoio a Lula veio também de líderes europeus. O presidente da França, Emmanuel Macron, postou mensagem em português no Twitter: “A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O Presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”.

Já o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, declarou: “Imagens negativas nos chegam do Brasil. Os ataques violentos às instituições democráticas são um ataque à democracia que não pode ser tolerado. Estamos do lado do presidente Lula e do brasileiros”.

Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha, também deu uma declaração: “Todo meu apoio ao presidente a Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática”.

O governo da Rússia se manifestou por meio de Dmitri Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin. “Condenamos da maneira mais firme as ações dos instigadores de distúrbios e apoiamos plenamente o presidente brasileiro Lula da Silva.”

A China se pronunciou por meio do ministro de Relações Exteriores Wang Wenbin, declarando apoio às medidas tomadas pelo governo brasileiro para “restaurar a ordem e a estabilidade”. “Acreditamos que sob a liderança do presidente Lula, o Brasil manterá a estabilidade nacional e a harmonia social”, disse Wang.

Na mídia, denúncia de tentativa de golpe de Estado

Os principais jornais do mundo também cobriram extensivamente o assunto e não mediram palavras para denunciar uma tentativa de golpe de Estado por parte dos bolsonaristas.

Na capa de seu site, o New York Times definiu os atos como “tumultos antidemocráticos” e ressaltou que o vandalismo lembra o ataque ao Capitólio americano em 6 de janeiro de 2021.

O britânica The Guardian também destacou o tema na capa de seu site, destacando a reação de Lula contra os “neo-fascistas” e “extremistas”, além de destacar a reação dos líderes mundiais a favor de Lula.

O jornal peruano La República deixou claro o que aconteceu em Brasília em sua manchete: “Fracassa tentativa de golpe contra Lula”. 

E a agência de notícias Reuters chamou os atos golpistas de “o pior ataque às intituições do Estado brasileiro desde a retomada da democracia”.

Conversei por telefone com o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que lamentaram os atos golpistas de ontem e manifestaram sua solidariedade com o povo brasileiro.

Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100